Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Vídeo: Operação destrói centenas de dragas usadas em garimpos ilegais no AM

Foram encontradas mais de 200 balsas usadas no Rio Madeira pelos garimpeiros
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – Uma Operação com a Polícia Federal e do Ibama que começou no último sábado (26), destruiu centenas de dragas usadas em garimpos ilegais de ouro no Amazonas.

De acordo com a Polícia Federal, essa é a maior destruição de infraestrutura de garimpeiros que já feita no país. As equipes saíram de Manaus sem previsão de retorno. Foram encontradas mais de 200 balsas usadas no Rio Madeira pelos garimpeiros.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou sobre a operação e disse que o Governo Federal “está zelando pelo cumprimento das leis em favor das atuais e futuras gerações”.

“Em operação iniciada nesta última segunda-feira, 148 pontos de garimpo ilegal foram destruídos na Amazônia. Depois de anos de anomia e leniência com crimes, estamos zelando para o cumprimento das leis, em favor das atuais e futuras gerações.”, disse Flávio Dino nas redes sociais.

Veja também:

Agentes da Polícia Federal (PF), com servidores do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), desarticularam uma estrutura de extração ilegal de cassiterita em uma região de divisa entre os estados de Rondônia e do Amazonas. No local, foi encontrada uma área de devastação de 118 hectares, equivalente ao tamanho de 118 campos de futebol.

O delegado da Superintendência da Polícia Federal em Rondônia, Thiago Peixe explicou que o garimpo ilegal foi localizado por meio do sistema de monitoramento via satélite, associado às denúncias da população local. “É uma região distante tanto das unidades de policiamento de Rondônia, quanto do Amazonas, uma espécie de zona cinzenta, onde só conseguimos chegar com a ajuda das aeronaves”, diz sobre os dois equipamentos disponibilizado pelo ICMBio.

Segundo o delegado, com a aproximação das aeronaves ao local, os garimpeiros fugiram e se esconderam na mata para evitar o flagrante. O garimpo ilegal atuava em uma área do Parque Nacional Campos Amazônicos e da Terra Indígena Tenharim Marmelos.

Leia mais:

Garimpo ilegal: cinco garimpeiros são presos com ouro e cassiterita na Amazônia

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário