Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Wilson Lima anuncia abertura de 122 leitos exclusivos para Covid-19 em três Hospitais

A ampliação de leitos se dá em função do aumento acelerado das internações por Covid-19.
Especial Publicitário

Em Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), entregou um total de 122 leitos exclusivos em três Hospitais para tratar pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19).

Entre as unidades estão a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), cinco são Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, está sendo preparada para abrir 46 leitos clínicos e 13 de Unidade de Terapia intensiva (UTI) e o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, zona centro-sul, os preparos para a abertura de mais 40 leitos de enfermaria.

Na FCecon foi reorganizado o serviço de Urgência, o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA) e o 4º andar da unidade hospitalar para o atendimento aos pacientes com câncer diagnosticados com o novo coronavírus. A estrutura do CCA foi transformada em UTI Covid-19, com cinco leitos; na Urgência, foram instaladas as salas Vermelha e Rosa, respectivamente, com três e cinco leitos; e no 4º andar estão disponíveis dez leitos clínicos.

 “Vale dizer que os trabalhos de atendimento daqueles pacientes que recebem tratamento aqui, como hemodiálise, radioterapia, não pararam, eles continuam. A estratégia que estamos fazendo é de segregação e de isolamento nesses locais onde estão funcionando esses leitos. Inclusive, a equipe que está aqui é uma equipe diferente, que não tem acesso à outra parte da FCecon”, enfatizou o governador Wilson Lima.

Já na maternidades os novos leitos devem começar a funcionar ao longo da próxima semana e, para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou para a unidade 20 camas doadas pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). Nos próximos dias, a secretaria vai trabalhar na contratação de Recursos Humanos para atender essa nova ala.

Nesta semana, o hospital já havia aumentado de 12 para 40 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os 40 leitos clínicos estão sendo abertos no espaço da Clínica Médica.

 No Hospital 28 de Agosto os pacientes não Covid que estavam internados no espaço foram transferidos para outros leitos na própria unidade, tiveram alta ou foram removidos para leitos em hospitais de retaguarda da rede estadual de saúde.

“Estamos reconfigurando as unidades de saúde para receber mais leitos clínicos e de UTI. Nós estamos num trabalho conjunto de rede. As camas que vieram para cá foram disponibilizadas pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam)”, disse o secretário.

Aumento de casos – A ampliação de leitos se dá em função do aumento acelerado das internações por Covid-19.  O mesmo movimento está sendo feito nas outras unidades, como os hospitais Delphina Aziz, Platão Araújo e Beneficente Português, o Hospital Universitário Getúlio Vargas e os hospitais da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e da Fundação Cecon.

De acordo com o Boletim Diário da Covid-19, divulgado nesta quinta-feira (31/12), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), 128 pessoas foram hospitalizadas neste dia. É o terceiro maior número de internados em um único dia desde o início da pandemia no Amazonas. O número só perde para os dias 4 e 5 de maio, quando foram internados 178 e 129 pessoas, respectivamente.

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário