Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Wilson Lima critica ações de vandalismo durante manifestações em Manaus

Wilson Lima (PSC) concedeu entrevista ao canal GloboNews neste domingo (27). Ele também falou sobre o apoio do Governo Federal no combate ao coronavírus
Especial Publicitário
wilson lima entrevista

Manaus – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), concedeu entrevista neste domingo (27) ao programa Estúdio I, da GloboNews, para falar a respeito de decisões para enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), entre elas, o decreto governamental que permite reabertura do serviço não essencial.

Durante resposta, ele criticou a ações de vandalismo que aconteceram durante as manifestações do último sábado (26), principalmente sobre ameaça de invadir sua residência.

“Eu não estava em casa neste momento. Naturalmente que a preocupação era com minha esposa e minha filha. Mas não aconteceu nada. Entretanto, esse tipo de atitude é lamentável. Você pode não concordar com uma decisão tomada pelo governo, mas vandalismo e incitação a violência não é permitido e é um comportamento que a gente rechaça”, disse.

Wilson Lima teve uma reunião de última hora com deputados e representantes do comércio para discutirem sobre o decreto governamental para combater o avanço da Covid-19. Durante reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governador acredita que a taxa de internação pode diminuir nos próximos dias.

“Conversei com o general Pazuello e ele já começou a dar esse suporte. Nos últimos dias recebemos 60 respiradores e vamos receber novos equipamentos durante a semana. A nossa expectativa é que, até terça-feira (29), a taxa de ocupação caia para 70% e isso nos dá uma tranquilidade maior”, falou.

Decreto

Após longa reunião, Wilson Lima voltou atrás e adotou novas medidas para o decreto governamental.

Estabelecimentos não essenciais foram autorizados a retornarem suas atividades, porém, algumas regras devem ser observadas e em contrapartida às novas medidas do decreto, os representantes do setor ficam responsáveis de fornecer transporte dos trabalhadores, máscaras e álcool em gel, apoio médico para funcionários com Covid-19 durante o vínculo trabalhista.

Veja o que reabrirá nesta segunda-feira (28) e confira os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais:

  • Os estabelecimentos comerciais poderão abrir de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira;
  • Os shoppings centers devem iniciar suas atividades a partir das 12h e fechar às 20h. Novos ajustes nos horários ainda serão analisados entre o Governo do Estado e os representantes dos shoppings;
  • Nos fins de semana, os comércios não essenciais devem operar apenas por delivery ou drive-thru;
  • Os bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e flutuantes na modalidade restaurante devem funcionar pelo período de 6h diárias, somente até às 22h;
  • A realização de festas em condomínios fica proibida em áreas comuns, além da locação de flutuantes;
  • Todos os estabelecimentos devem funcionar com limite de até 50% da capacidade;
  • Os eventos em geral continuam proibidos;
  • O decreto irá valer até o dia 11 de janeiro de 2021, desde que o nível de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede estadual de saúde esteja abaixo de 85%.

Números

O boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta que o estado registrou 429 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 196.436 casos da doença, sendo 79.359 em Manaus e 117.077 no interior.

Foram confirmados 17 óbitos por Covid-19, sendo 11 ocorridos no sábado (26/12) e seis encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.190 o total de mortes.

Foto: Divulgação

Leia também: Papai Noel com coronavírus provoca morte de 18 pessoas na Bélgica

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário