Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Jair Mendes, ícone do Festival de Parintins, é diagnosticado com Covid-19

Jair Mendes está internado no Hospital Jofre Cohen, em Parintins. A família do artista informou que ele está bem.
Especial Publicitário
jair mendes positivo coronavírus

Foto: Paulo Sicsú

O artista plástico Jair Mendes, de 77 anos, é diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19) em Parintins, a 370 quilômetros de Manaus. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14) pelos familiares do artista.

Eles informaram que Jair sentiu tosse e falta de ar em sua residência, chegando a desmaiar logo em seguida. O artista foi conduzido para o Hospital Jofre Cohen e foi submetido a exames, testando positivo para a Covid-19.

No entanto, segundo informações repassadas pela família, Jair Mendes continua internado na unidade hospitalar e está bem.

Trajetória

Jair Mendes é considerado uma lenda viva, o maior artista de todos os tempos do Festival de Parintins. Ele foi responsável por criar o “boi biônico”, como conhecemos hoje, e foi responsável por introduzir movimentos nas alegorias.

Jair Mendes: o 'pai' dos bumbás | Carnaval | A Crítica | Amazônia ...
O galpão de alegorias do Boi Caprichoso recebeu o nome do artista em forma de homenagem. Foto: Acervo/A Crítica

Em mais de 40 anos dedicados a arte, Jair trabalhou nos bois Caprichoso e Garantido, e foi o primeiro artista a trabalhar no carnaval do Rio de Janeiro.

Dados

Segundo boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas registrou 1.365 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 17.181 casos confirmados por Covid-19, sendo 9.410 em Manaus e 7.771 no interior.

Parintins é o terceiro município do interior que mais apresenta casos confirmados com coronavírus, sendo 530 ao todo.

Hoje 483 pacientes confirmados com a doença estão internados, sendo 309 em leitos clínicos (46 na rede privada e 263 na rede pública) e 174 em UTI (64 na rede privada e 110 na rede pública).

Em contrapartida, o Amazonas possui 9.497 pessoas diagnosticadas com a doença fora do ciclo de transmissão, ou seja, curados. Agora 5.966 pessoas que testaram positivo para Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar.

Por João Paulo Castro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário