Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

AM- Operação do Ministério Público visita Deputado Saullo Vianna

O foco da operação são contratos que envolvem o Município de Presidente Figueiredo
Especial Publicitário

Nesta segunda-feira (15), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual, realiza a Operação Cachoeira Limpa para cumprir 13 mandados de busca e apreensão e 12 de buscas pessoais nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus. O objetivo da ação é investigar crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e de integrar organização criminosa.

O deputado estadual Saullo Velame Vianna, o ex-prefeito de Presidente Figueiredo Romeiro José Costeira Mendonça (2017 a 2020), o ex-vice-prefeito Mário Jorge Bulbol Abrahão, o ex-secretário de finanças Jander de Melo Lobato, o ex-presidente da comissão permanente de licitação Jender de Melo Lobato, estão entre os alvos.

Investigados são suspeitos de fraudar processos de licitação. De acordo com Ministério Público, indivíduos causaram um prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos do município de Presidente Figueiredo durante gestão que se encerrou em dezembro do ano passado.

Ainda de acordo com o MP, para dissimular o desvio do dinheiro público, os integrantes da organização abriam pessoas jurídicas em Manaus em nome de laranjas, controladas pelo deputado Saullo Vianna. Na época, Vianna era cunhado do então vice-prefeito Mário Abrahão.

Com a quebra do sigilo bancário autorizado pela Justiça, é possível identificar a relação financeira suspeita entre as empresas que participaram das licitações em Presidente Figueiredo. O relatório acusa que, além das empresas pagarem as contas uma das outras, também pagam contas pessoais do deputado Saullo Viana e de sua mãe.

O Ministério Público também solicitou a prisão e o afastamento do cargo de Saullo Vianna e a prisão de outros suspeitos, mas a Justiça negou os pedidos.

LEIA TAMBÉM

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário