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APAGÃO: Concessionária tem 10 dias para explicar falta de energia no AM

85% da cidade ficou sem energia na tarde de domingo
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(Foto: Divulgação)

Amazonas – A concessionária Amazonas Energia foi notificada pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) a prestar esclarecimentos sobre o apagão de energia que atingiu Manaus na tarde deste domingo (14), deixando 85% da capital amazonense sem luz, além dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

O documento foi entregue na sede da Amazonas Energia, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. No ofício, o Procon pede que seja informado o número de consumidores que tiveram prejuízos, além de esclarecimentos sobre o que teria provocado o desligamento da linha Legucha-Manaus.

“Muitas pessoas tiveram prejuízos e a população pode recorrer aos seus direitos via Procon, via requisição administrativa na própria concessionária de energia ou no Poder Judiciário. No Código de Defesa do Consumidor existe a teoria do risco e quem assume o risco das atividades são os fornecedores. Então, nós estamos trabalhando para responsabilizar cada um nessa cadeia”, declarou o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

A Amazonas Energia tem 10 dias de prazo para atender as demandas, bem como entregar a documentação comprobatória das medidas tomadas.

Entenda o caso

Durante a tarde deste domingo (14), vários bairros em Manaus foram surpreendidos por uma queda de energia elétrica, deixando os moradores intrigados e em busca de explicações para o ocorrido. Entre as áreas afetadas estão o Morro da Liberdade, Petrópolis, Centro e Betânia, localizados na zona Sul da cidade, Alvorada, Planalto e bairro da Paz, zona Centro-Oeste, além de Flores, na zona Centro-Sul, e Novo Aleixo, na zona Norte da capital amazonense.

A falta de luz gerou incômodo e preocupação entre os residentes dessas localidades, que foram pegos de surpresa com a interrupção no fornecimento elétrico. Até o momento, as causas desse incidente não foram esclarecidas.

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