Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Arthur Virgílio acusa Eduardo Leite de ‘melar’ prévias do PSDB: ‘Analfabeto político’

Eduardo Leite, Arthur Virgílio e João Doria disputam prévias do PSDB para concorrer à Presidência
Especial Publicitário
Eduardo Leite, Arthur Virgílio e João Doria disputam prévias do PSDB para concorrer à Presidência (Foto: Twitter/Reprodução)
Eduardo Leite, Arthur Virgílio e João Doria disputam prévias do PSDB para concorrer à Presidência (Foto: Twitter/Reprodução)

O ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) acusou o governador do rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS) de tentar “melar” as prévias do próprio partido. A eleição para saber quem vai concorrer a `residência da República pelo PSDB que seria nesse domingo (22) não aconteceu devido a uma falha no aplicativo de votação.

Segundo reportagem do Painel, da Folha de S. Paulo, Virgílio diz que se aproximou de João Doria nessa reta final porque “ele quer fazer as prévias, [enquanto] os outros querem melar. Visivelmente”.

“Leite vem com história, bota dificuldade. Ele se transformou em uma pessoa mimada”, completa. “2022 significa não fazer, né? Quer levar para uma convenção para fazer uma maioria fácil. Quer excluir o povo do processo decisório”, diz. “Botar para fevereiro é querer misturar prévia com convenção partidária. Aí a direção diz que é melhor não fazer, faz uma convenção. Frustra as prévias, desmoraliza o partido. Ele acha que ganha assim”, afirmou Virgílio.

“Ele é mentiroso, ele disse que queria em fevereiro, e agora já diz que quer deixar votando. Esse cara é completamente analfabeto político. Completamente”, afirma. “É uma clara resposta à aproximação dele ao Aécio Neves, que não bota cara, não vai a lugar algum, e ao mesmo tempo fica dando ordens para os acólitos dele. Aécio não vai a qualquer lugar com aglomeração. Como seria recebido? Com vaia. Foi vaiado na convenção do PSDB de 2018”, finaliza.

João Doria e Arthur Virgílio divulgaram uma nota em conjunto retomar a votação no dia 28 de novembro

Desde o início do processo de prévias, as campanhas dos candidatos do PSDB à presidência da República, João Doria e Arthur Virgílio, defenderam a ampla participação de todos os filiados.

Defenderam também a utilização de urnas eletrônicas, que regem o sistema eleitoral brasileiro de forma segura, simples e transparente. 

Foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias. 

Mesmo diante dos alertas de ambas as campanhas e da Kryptus, auditoria contratada pelo próprio partido para garantir a lisura da eleição, a direção do PSDB optou por manter o contrato com a FAUGRS (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sediada em Pelotas) e o uso da plataforma. 

Diante das inúmeras falhas do próprio aplicativo, ocorridas durante o todo o processo de votação, neste domingo (21), se faz necessário o ajuste imediato do aplicativo.

É urgente retomar o processo de escolha do candidato em respeito aos filiados tucanos e o seu direito de votar. 

Tanto Doria quanto Arthur Virgílio defendem a data do dia 28 de novembro, próximo domingo, para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa. Lembrando que o prazo já era previsto em resolução pela Comissão das Prévias como um possível segundo turno. 

Prolongar ainda mais o processo de prévias seria um desrespeito aos filiados tucanos e ao processo democrático. 

João Doria e Arthur Virgílio

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário