Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Bastidores da Política: Wilson Lima em defesa da ZFM; Silas Câmara chama operação no AM de ‘aberração’ e Audiência trata de reordenamento de flutuantes em Manaus

Confira os destaques da coluna Bastidores da Política desta terça-feira (29)
Especial Publicitário
BASTIDORES-DA-POLITICA - Wilson lima - Silas Câmara - Alonso Oliveira

Manaus – Os Bastidores da Política desta terça-feira (29) traz como destaque a ida do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) a Brasília, para defender a Zona Franca de Manaus (ZFM) na PEC Nº 452019, que trata da Reforma Tributária e tem como relator o senador Eduardo Braga (MBD). Revolta e Silas Câmara com operação no interior do Amazonas e audiência pública que trata do reordenamento dos flutuantes instalados na bacia do Rio Tarumã-Açu.

Bom senso

Da tribuna do Senado, Wilson Lima disse que se a ZFM enfraquecer será o mesmo que “tacar fogo na floresta”, alertando que o modelo econômico emprega mais de meio milhão de pessoa no estado do Amazonas e corresponde a 70% da arrecadação.

“Se a Zona Franca de Manaus enfraquece, se a Zona Franca começa a perder a sua força, é começar a tacar fogo na floresta. E aí é necessário também entender que o Amazonas não é só da Amazônia, o Amazonas é do Brasil. Faço um apelo, e o senador Eduardo Braga conhece muito bem essa realidade, para que haja um bom senso do Senado, da relatoria, de levar essas questões em consideração”, alertou Wilson Lima.

Aberração

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) “engrossou o caldo” para o lado do Governo Federal e criticou uma operação realizada na Calha do Rio Madeira, que compreende os municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte do Amazonas, que combate a exploração ilegal de minérios. Silas disse que é uma “aberração” o que está sendo feito e defende que as pessoas que estão tendo seus objetos queimados na operação são famílias que já possuíra, inclusive, carteira de extrativistas minerais familiares e que estão sendo prejudicados com esta ação.

“Hoje sem nenhum aviso, sem nenhum diálogo, estão colocando fogo naquilo que não é apenas uma ferramenta de trabalho de homens e mulheres honestos, mas muitos deles é também o local de moradia dessas pessoas. Portanto, gente insensível, que não tem nenhum compromisso em gerar dignidade e respeito para quem trabalha da forma correta. Faço um apelo ao Governo Federal: que mande cessar imediatamente essa aberração”, disse Silas em discurso na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (29).

Reordenamento de flutuantes

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) debate na tarde desta terça-feira (29), em audiência pública, o reordenamento dos flutuantes que estão localizados na bacia do Rio Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus, que estão com os dias contados para serem retirados do local, no caso até 31 de dezembro.

De autoria do vereador Dr. Alonso Oliveira (Avante), a reunião ocorre com a presença de moradores do entorno, representantes dos flutuantes e da Capitânia dos Portos da Amazônia Ocidental, da Prefeitura de Manaus, dentre outras autoridades do meio ambiente, como Semas, Ipaam, da Manauscult e da Águas de Manaus.

Leia mais:

Bastidores da Política: Isenção para doadoras de leite; Punição para plataformas que veiculam conteúdo sexual e AM é destaque no Ecoturismo

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário