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Cacau Show lança franquia de loja contêiner com investimento de até R$70 mil

A Cacau Show deve encerrar 2020 com cerca de 2,4 mil lojas em funcionamento, juntando os formatos convencional, smart e contêiner.
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Cacau Show lança franquia de loja contêiner com investimento de até R$70 mil
Cacau Show lança franquia de loja contêiner com investimento de até R$70 mil

A rede de franquias Cacau Show acaba de anunciar um novo tipo de unidade: a loja contêiner. O modelo foi desenhado para locais como estacionamentos de supermercados, grandes lojas de departamentos, bairros de cidades de médio e grande porte e centros de cidades menores, como parte da estratégia de interiorização da marca.

O contêiner pode ser montado em dois tamanhos diferentes: quem opta pela área interna de 15 m² tem que arcar com um investimento inicial total a partir de R$ 59,9 mil. Para a loja com 17m² de espaço interno, o aporte necessário é de R$ 66,9 mil. Os dois modelos possuem área com mesas e cadeiras para consumo no local. O retorno estimado para o investimento é a partir de sete meses.

Daniel Roque, diretor de canais e expansão da Cacau Show explica que esse modelo vinha sendo projetado há mais de um ano, para atender a demanda de empreendedores interessados em ter uma loja da Cacau Show, mas sem o capital disponível para uma loja convencional (que demanda investimentos a partir de R$ 238 mil).

Loja contêiner da Cacau Show tem foco em ampliar a gama de serviços da marca, além dos produtos (Foto: Divulgação)
Novo formato de loja deve atrair empreendedores com menos capital (Foto: Divulgação)

O projeto consumiu mais de doze meses, demandou um investimento de R$ 200 mil e passou por cinco protótipos até chegar ao formato atual. Uma das maiores preocupações era com a manutenção do estoque em altas temperaturas. Foi preciso adequar o ar-condicionado para garantir que o produto se conservasse bem em um contêiner. “Existem outros negócios em contêineres, mas o desafio de trabalhar chocolate é maior, pois o material é muito sensível ao calor. Trouxemos uma solução que preserva a qualidade do produto até a entrega ao consumidor final”, afirma Roque.

Uma unidade piloto vem sendo testada desde agosto em Limeira, no interior de São Paulo, sob comando de uma franqueada que já tem outra loja da rede na cidade. A escolha da cidade foi proposital, já que a intenção era provar que o chocolate sobreviveria às altas temperaturas.

No último dia 3 de dezembro, foi iniciada a primeira fase de vendas, a princípio apenas para franqueados atuais da marca. Esse período deve se estender até 15 de janeiro. Depois, as unidades poderão ser adquiridas pelo público em geral. As informações já constam no site da empresa. Roque revela que duas novas lojas contêineres devem ser abertas ainda em 2020, uma em Belo Horizonte e outra em Sorocaba. E 182 contratos já estão negociados com atuais franqueados.

Expectativa da Cacau Show é ter mais de 200 unidades de contêineres em 2021 (Foto: Divulgação)
Expectativa da Cacau Show é ter mais de 200 unidades de contêineres em 2021 (Foto: Divulgação)

A Cacau Show deve encerrar 2020 com cerca de 2,4 mil lojas em funcionamento, juntando os formatos convencional, smart e contêiner. A estimativa para o ano que vem é inaugurar 500 novos pontos – entre 40% e 50% das novas unidades devem seguir o novo modelo, pois o baixo investimento ajuda a ter maior escalabilidade.

O aporte inicial contempla a taxa de franquia, o estoque inicial, PDV completo, treinamento, suporte ao empreendedor e instalação elétrica e hidráulica. O contêiner é entregue em comodato para o franqueado, junto com mobiliário. O valor pago por mês para o uso dessa estrutura é em torno de R$ 400.

De acordo com Roque, o perfil de candidato que a rede busca é de o de um operador que fique na loja. O capital disponível também será um critério importante, pois o ideal é que o franqueado consiga manter o negócio nos primeiros meses sem recorrer a empréstimos. “Se começar fazendo dívida, a pessoa não vê o resultado acontecer. Isso pode frustrar o empreendedor. Com capital de giro, a probabilidade de ter sucesso aumenta.” A ideia é que, com o tempo, o franqueado consiga abrir novos pontos na região em que atua.

pandemia fez com que o número de interessados em uma franquia da Cacau Show caísse 60% entre março e maio, segundo Roque. O movimento só voltou ao normal em agosto. Em novembro, a procura já era 20% superior ao mesmo período em 2019. “Com esse novo modelo, poderemos atender mais pessoas, que não dispunham de capital para os formatos anteriores”, comenta.

Com informações da Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Foto:
Divulgação

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