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Consumidores podem processar operadoras por apagão de internet, diz DPE-AM

Defensoria disse que dará atendimento jurídico para pessoas que não possam arcar com os custos de processo judicial
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(Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) divulgou nota informando que os consumidores que se sentiram prejudicados pelo “apagão de internet” nesta terça-feira (22), podem ajuizar ações contra as empresas, desde que comprovem o prejuízo em razão da queda do sinal de internet (transações comerciais interrompidas).

A Defensoria informou, ainda, que prestará “atendimento jurídico para pessoas que, comprovadamente, não possam arcar com os custos de um processo judicial”.

Em nota, a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), informou que a interrupção aconteceu por volta das 11h48 às 15h30 desta terça, devido ao rompimento simultâneo e acidental de rotas de transmissão da operadora Claro que atendem Manaus. Nota completa da Anatel no final da matéria.

As operadoras Claro, Vivo, OI e TIM divulgaram notas separadamente, informando o motivo do apagão de internet em Manaus, e o que cada empresa fez para reestabelecer os serviços. Seguem as notas:

Nota da Claro

“A Claro informa que houve rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus. A Claro ressalta que as equipes técnicas responsáveis estão atuando na recuperação e os serviços já começaram a ser restabelecidos.”

Nota da Vivo

A Vivo informa que alguns clientes da companhia em Manaus (AM) podem ter encontrado lentidão para utilizar os serviços de dados da rede móvel no início da tarde desta terça-feira, 22, devido a falha no meio de transmissão. Assim que a instabilidade foi identificada, a companhia acionou sua equipe técnica e os serviços já se encontram normalizados.

Nota da OI

A Oi informa que rompimentos simultâneos de fibra ótica na rede de seu parceiro de infraestrutura afetaram a prestação do serviço de banda larga da Oi provocando instabilidade de alguns clientes do Amazonas. A companhia acrescenta que o serviço já está restabelecido.

Nota da TIM

A TIM informa que os seus serviços se encontram normalizados no Amazonas. Alguns clientes da operadora na região podem ter enfrentado dificuldades para trafegar voz e dados, na manhã de hoje, 22 de março, devido a falhas na rede de fibra óptica compartilhada com outras operadoras.

Nota da Anatel

Seguem abaixo informações recebidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Claro informou ter enfrentado uma interrupção das 11h48 às 15h30 desta terça-feira (22) devido a rompimento simultâneo e acidental de 3 de suas rotas de transmissão que atendem Manaus. Os serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel foram afetados nos Estados do Amazonas (AM) e Amapá (AP) e degradados no estado de Roraima (RR). A Vivo reportou ter tido 10 minutos de instabilidade em banda larga fixa e telefonia celular nos Estados do Amazonas e Amapá, das 13h10 às 13h20, devido a interrupção de linha de transmissão contratada com empresa terceira. A Anatel segue monitorando a situação.

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