Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

DF monitora passageiro que estava em voo com homem infectado por cepa indiana

Paciente não apresenta nenhum sintoma da Covid-19, fez teste e ficará em quarentena, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do DF
Especial Publicitário

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou nesta segunda-feira (24/5) que a Vigilância Epidemiológica do DF monitora um homem que veio da Índia no mesmo voo que um paciente infectado com a nova variante indiana da Covid-19. Ele veio para o Distrito Federal e encontra-se em quarentena. Segundo Okumoto, o alerta foi dado por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

Inicialmente a Secretaria de Saúde havia informado que tratava-se de um morador do DF que havia vindo da Índia. Mas posteriormente, ainda durante a coletiva, retificou a informação e disse que o paciente é brasileiro, mas mora no país asiático e está no Brasil a passeio.

Até então, segundo o secretário, não houve confirmação da chegada da nova cepa no Distrito Federal, de acordo com os mais recentes boletins epidemiológicos realizados pelo Laboratório Central.

“Fizemos o teste em 301 amostras e, dessas, 259 são variante P.1, conhecida como a variante de Manaus. Não foi destacado no restante das amostras se havia o vírus indiano. Então, a variante indiana não se apresentou ainda nessa nota que nós vamos soltar ainda essa semana, como tinha prometido. De 301 sequências genéticas que foram realizadas pelo laboratório central de saúde pública”.

O monitoramento, contudo, está sobre um paciente que veio da Índia, passou por outras cidades até chegar em Brasília. “Nós temos esse caso de uma pessoa que está no Distrito Federal que teve um contato num voo vindo da Índia. Então essa pessoa desceu no Rio, só que o voo fez uma escala em São Paulo, em Guarulhos. Esse morador do brasiliense fez essa escala ali naquela região e veio aqui para o Distrito Federal”.

Por MetrĂłpoles

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário