Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eduardo Leite renuncia ao governo do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite deve se colocar à disposição do PSDB para voltar à corrida presidencial
Especial Publicitário
Foto: Maicon Hinrichsen / Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta segunda-feira que vai renunciar ao cargo, mas permanecerá no PSDB. O gaúcho tinha um convite do PSD do ex-ministro Gilberto Kassab para entrar na corrida presidencial. Eduardo Leite deve se colocar à disposição do PSDB para voltar à corrida presidencial, apesar de ter perdido as prévias para o governador de São Paulo, João Doria.

“Vou renunciar ao poder, mas não renunciar à política (…) É o dia do fico no meu partido (PSDB)”, afirmou Leite, em vídeo exibido antes do anúncio oficial.

Agora, pessoas próximas entendem que há uma oportunidade que se abre para o gaúcho diante das discussões de uma candidatura única entre PSDB, Cidadania, União Brasil e MDB. Nos últimos dias, o governador ouviu lideranças desses partidos de centro que demonstraram contrariedade com a ideia de uma migração para o PSD, já que Kassab não participou das discussões de uma candidatura única com esses partidos. Com a negativa, Kassab deve apostar as fichas na pré-candidatura do ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.

Em coletiva à imprensa nesta tarde, Leite sinalizou que a aliança tucana com os partidos de centro estaria acima da disputa das primárias tucanas. O entendimento dos aliados de Leite é de que o seu nome seja mais palatável para uma composição, caso Doria siga sem decolar nas pesquisas de intenção de voto. Esse movimento, porém, visa minar a candidatura de Doria.

“Estaremos numa discussão de outros partidos políticos, forças que estão buscando um caminho comum e que não foram consultadas naquele momento das prévias (…) As prévias não perdem a legitimidade, mas elas não têm a exclusividade na negociação com novos atores”, disse o governador gaúcho, acrescentando que pouco antes havia tido uma conversa “amistosa” com Doria pelo telefone.

*Com informações do O GLobo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário