Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: Representantes da classe LGBTQIA+ debatem sobre educação, saúde e diversidade

Bruna La Close (PT), Lily Silva (PROS), Francy Júnior (PT) e Rodrigo Furtado (PT) participaram do programa #Eleições2020. Confira mais detalhes
Especial Publicitário
LGBTQIA+

Manaus – O programa #Eleições2020, do Portal Tucumã, teve presença de Bruna La Close (PT), Rodrigo Furtado (PT), Francy Júnior (PT) e Lily Silva (PROS), representantes da classe LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais e outros) que disputam por uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Durante entrevista, cada um falou sobre propostas que serão levadas à CMM, entre elas: a criação de um centro especializado em direitos humanos com o objetivo de dar apoio à classe LGBTQIA+, como atendimento médico, espaço no mercado de trabalho e incentivo à educação.

O candidato Rodrigo Furtado destacou a importância da classe LGBTQIA+ ter um representante no plenário e os direitos humanos em Manaus.

“Nós, que estamos candidatos ao parlamento municipal, precisamos dar o tom dos discursos e das pautas em Manaus. É por isso que se faz necessário e importante as candidaturas de inclusão, principalmente LGBT. Nossa proposta vai muito nesse sentido, fortalecer a classe na capital. Queremos pautar não só os LGBTs, mas também defender as mulheres, os idosos e as pessoas com deficiência”, disse.

Rodrigo Furtado – Foto: Otávio Abreu/Portal Tucumã

A candidata Francy Júnior levantou a bandeira da educação e defendeu que os assuntos voltados à classe LGBTQIA+ pode ser ensinado dentro da sala de aula. Segundo ela, esse processo de aprendizado é muito importante.

“Tenho vivência com mais de 30 anos nos movimentos sociais. O primeiro ponto de partida é o processo educacional, fazer com que as escolas sejam de fato democráticas e que aceitem o menino, a menina, com todo seu desenvolvimento corporal dentro da escola. A escola não deve ser apenas um refúgio para expulsar da sala de aula os meninos e as meninas trans. Qualificar a mulher trans, o homem trans e a mulher lésbica, tudo parte em defesa dos direitos humanos”, ressalta.

Francy Júnior – Foto: Otávio Abreu/Portal Tucumã

Conhecendo a realidade da periferia, Lily Silva abordou sobre as dificuldades para conseguir atendimento médico, seja no sistema público ou particular. A candidata ressalta a falta de preparo e empatia pela classe LGBTQIA+, principalmente durante uma consulta.

“O atendimento precário, quando é relacionado com a classe LGBTQIA+ sempre tem preconceito. Há muitas mulheres lésbicas que relatam desrespeito já na recepção. Minha ideia é levar palestra para UBS e casinhas de saúde dando dicas de como tratar todo mundo de forma igualitária. Para isso, precisamos de alguém para nos representar dentro da Câmara Municipal. Todo mundo tem que passar por atendimento médico e orientações”, destaca.

Lily Silva – Foto: Otávio Abreu/Portal Tucumã

A candidata Bruna La Close, representante da classe há mais de 20 anos, defendeu a Parada Orgulho LGTBQIA+ em Manaus. Como organizadora do evento, ela acredita que é o momento de alegria em tempos de tristeza.

“O evento é uma oportunidade dos nossos artistas mostrarem seu trabalho, mas não fica por aí. Muitos dizem que a parada é um carnaval, mas é sim, é um Carnaval de cores, de alegria, onde saímos de nossas casas para se divertir. Sabemos que ali está o nosso público. Posso ir mascarada, desmascarada, usar a roupa que eu quiser, já estou mostrando a minha felicidade”, explica.

Bruna La Close – Foto: Otávio Abreu

Avaliação

Bruna, Rodrigo, Francy e Lily fizeram uma análise dos candidatos que estão na disputa pela Prefeitura de Manaus. Nomes como Romero Reis (Novo), Alfredo Nascimento (PL), Coronel Menezes (Patriota), Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) levaram nota zero. David Almeida (Avante), Ricardo Nicolau (PSD) e Chico Preto (DC) tiveram avaliação mediana, enquanto Zé Ricardo (PT) e Marcelo Amil (PCdoB) foram bem avaliados.

Houve um equilíbrio entre Wilson Lima (PSC) e Arthur Neto (PSDB). Entre os senadores, Plínio Valério (PSDB), Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) tiveram nota zero.

Os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff foram bem avaliados, por outro lado, houve unanimidade na reprovação ao governo de Jair Bolsonaro (Sem Partido).

Confira o programa #Eleições2020 na íntegra

Foto: Otávio Abreu/Portal Tucumã

Leia também: Eleições 2020: Disputa pela Prefeitura de Santo Antônio do Içá promete fortes emoções

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário