Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Entenda como funciona o golpe da ‘mão fantasma’

Golpe acontece em celulares. Prática consiste em oferecer uma atualização falsa para o dispositivo, e daí, realizar transações bancárias
Especial Publicitário
Prática consiste em oferecer uma atualização (falsa) para o telefone da vítima (Foto: Divulgação/Pexels)
(Foto: Porapak Apichodilok/Pexels)

Brasil – Esta semana, a Polícia Federal emitiu um alerta sobre o “golpe da mão fantasma”, um tipo de golpe que acontece exclusivamente em celulares. A prática consiste em oferecer uma atualização (falsa) para o telefone da vítima. A partir daí, conseguem realizar transferências bancárias.

Quando aplicam o golpe, criminosos controlam, a distância, o celular do usuário. Dessa forma, os golpistas buscam senhas e outros dados que dêem acesso às contas bancárias das vítimas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que os autores da fraude também se passam por funcionários de bancos, ligam para a vítima, informam que há um problema com a conta e dizem que vão enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema.

Desligar o celular ou desconectá-lo da internet impediria o ato ilegal, mas é muito difícil perceber que o golpe está acontecendo a tempo de impedi-lo.

A proteção mais eficaz é ser precavido com mensagens e notificações que pedem a instalação de algum programa no celular. Uma boa alternativa é ter uma solução de segurança no dispositivo que impeça a instalação indevida de programas.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário