Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Fique atento: Na Black Friday, novo golpe está clonando cartão

Criminosos estão clonando cartão através de uma prática conhecida como phishing. Pesquisa revela que um a cada seis entrevistados, já foi alvo do crime
Especial Publicitário
Estão clonando cartão de crédito na Black Friday
Estão clonando cartão de crédito na Black Friday

Manaus – Na semana da Black Friday, muitas pessoas estão tentadas pelos grandes descontos, mas é preciso atenção para diferenciar as verdadeiras promoções de golpes realizados por criminosos para roubar dados. Uma pesquisa realizada por um laboratório especializado em segurança digital da PSafe, descobriu que criminosos estavam clonando cartão de um a cada seis entrevistados.

De acordo com o defensor público Homero Medeiros, uma das principais formas de clonagem de cartões de crédito é uma prática de golpe conhecida como phishing.

”Os phishings relacionados à falsas ofertas da Black Friday atingiram mais de 45 mil pessoas no último ano. E o estudo mostra que 16% dos respondentes já tiveram seu cartão de crédito clonado. No entanto, não é possível precisar de que forma esta clonagem ocorreu, se por compra online ou presencial.”, afirma.

Para atrair as vítimas, os criminosos utilizam falsos sites com visual e linguagem bem similar aos sites originais, com ofertas bastante atraentes para convencer o comprador a fornecer informações pessoais e dados bancários no cadastro.

Medeiros também aponta a importância de monitorar de perto as faturas de cartão de crédito e, caso identifique cobranças indevidas, entrar em contato com o banco imediatamente, solicitando o bloqueio do cartão e esclarecimentos sobre a cobrança.

Consumidores ainda temem compras online

De acordo com o um estudo citado pelo delegado titular da Delegacia Interativa, Gesson Aguiar, 63% dos entrevistados já receberam links de falsas lojas ou de falsas promoções, e 73% admitem ter medo de comprar online.

Para Gesson, os resultados da pesquisa mostram que a desconfiança em relação às compras online já criou um novo hábito aos brasileiros: 87% dos entrevistados sempre buscam mais informações antes de fazer uma compra online, para garantir que aquele site é confiável.

“Esse costume faz sentido. Os criminosos sempre se aproveitam de datas comerciais e grandes eventos recriar as prática dos golpes. Infelizmente, ainda com muitos alertas, há quem caia neste tipo de armadilha virtual”, lamentou o delegado.

Depoimentos nas redes sociais

Na semanada de Black Friday, o relato de vítimas no Twitter e Facebook que afirmaram que criminosos estão clonando cartão, subiu exponencialmente. Veja alguns depoimentos:


Foto: Divulgação

Leia também: Black Friday: 10 dicas para não cair na ‘Black Fraude’

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário