domingo,

28 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

FVS alinha plano com Dseis para reduzir a incidência de malária entre indígenas

Reunião intergestora e de fortalecimento com os coordenadores dos nove distritos do estado ocorreu nesta quarta-feira
Especial Publicitário
malária
(Foto: TV Brasil/EBC)

Manaus (AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) se reuniu nesta quarta-feira (15) com representantes de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) para alinhar plano estadual de eliminação da malária.

A atuação da FVS-RCP, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), ocorre junto às coordenadorias de Vigilância em Saúde municipais, por meio das secretarias municipais de saúde (Semsas).

Realizadas em conjunto, as ações visam cumprir o plano de eliminação da malária no Amazonas, que faz parte da estratégia nacional para reduzir o número de casos, em todo o país, para menos de 68 mil até 2025, reduzir o número de óbitos para zero até 2030 e eliminar a doença do país até o ano de 2035.

O coordenador do DSEI Alto Solimões, Weydson Gossel disse que a experiência exitosa de redução da malária aconteceu nos últimos quatro anos, no distrito que compreende população de 72 mil pessoas distribuídas em 243 aldeias.

“Com o trabalho que efetivamos, temos conseguido avançar bastante com ampliação de redes de diagnóstico, qualificação de agentes de saúde, tratamento em até 48 horas, capacitações e educação em saúde. Nós falamos de eliminação da malária e não mais de diminuição pelo trabalho que temos feito”, disse Weydson.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata