Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Guerra de Facções faz do Amazonas o único estado do Brasil com aumento na taxa de homicídios

Os dados evidenciam o grande drama ocasionado pela Guerra de Facções no Estado do Amazonas
Especial Publicitário
Guerra de Facções faz com que o Amazonas seja único Estado em que homicídios aumentaram
Guerra de Facções faz com que o Amazonas seja único Estado em que homicídios aumentaram

De acordo com o Atlas da Violência 2021, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (31), o Amazonas foi o único Estado brasileiro a registrar aumento na taxa de homicídios entre 2018 e 2019. Os dados evidenciam o grande drama ocasionado pela Guerra de Facções no Estado.

Tabela extraída do Atlas da Violência 2021 – “Brasil: Taxa de Homicídios por UF (2009 a 2019)”

Leia também: CV espalha restos mortais de rival por bairros de Manaus

Em comparação com 2018, um taxa de homicídios no Estado aumentou 1,6% e subiu de 37,8% para 38,4%, em 2019. O número de homicídios em 2019 foi de 1.592, contra 1.542 em 2018, com crescimento de 3,2%. O número de mortes violentas por causa indeterminada subiu de 19 para 37, um aumento de 94,7%.

Os homicídios no Brasil caíram 21% no mesmo período, de 57.956 para 45.503 -esse é o menor número de assassinatos no Brasil desde 1995, início da série histórica, mas o problema nas notificações indica que ele está subestimado.

O Estado também foi o único a apresentar alto (5,4%) na taxa de mortalidade juvenil em 2019, em relação a 2018. A taxa de homicídios de jovens homens (15 a 29 anos de Idade) cresceu 6,9%.

Leia também: Cenas fortes: membros da FDN condenados a mais de 200 anos filmaram jovens sendo degoladas

Guerra de Facções: CV vs CDN

Em fevereiro de 2020, uma mensagem de voz viralizou nos celulares da bandidagem em Manaus. “Vermelhou, mano. Vermelhou. ” Fogos de fantasia foram ouvidos e vistos em toda a cidade, enquanto homens armados saíam às ruas pichando como iniciais do Comando Vermelho em casas, prédios, escolas e igrejas. Algumas inscrições cobriam menções à facção local Família do Norte, em um aviso à população de que o crime organizado estava sob nova direção. 

Segundo a Polícia Civil do Amazonas, eles controlam 95% das áreas sob influência do crime, hoje chamadas de “zonas vermelhas”. Em vez de ocupar morros, agora o grupo avança sobre bairros pobres e violentos às margens do Rio Negro, por onde pode embarcar a droga e fugir rapidamente da polícia.

Recentemente uma nova facção chamada “Cartel do Norte (CDN)”, nova facção que é uma junção dos membros da Família do Norte (FDN) com o PCC, declarou guerra o CV, prometendo acabar com os rivais e assumir a liderança do tráfico na região.

Leia também: Vídeos mostram membros da CDN executando rival no bairro Redenção

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário