domingo,

28 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Hackers são selecionados pelos TSE para testar segurança das urnas eletrônicas

O objetivo dos “hackers” é encontrar fragilidades nos softwares e hardwares da urna eletrônica e dos equipamentos relacionados
Especial Publicitário
TSE seleciona “hackers” para testar segurança das urnas eletrônicas
TSE seleciona “hackers” para testar segurança das urnas eletrônicas

A 11 meses das eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) selecionou 29 propostas de “hackers”, especialistas em tecnologia e segurança da informação para testar as urnas eletrônicas e fortalecer o sistema eleitoral.

Saiba que testes serão realizados.

Dez investigadores individuais e cinco grupos tiveram as propostas aprovadas para participarem do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação.

O objetivo dos “hackers” é encontrar fragilidades nos softwares e hardwares da urna eletrônica e dos equipamentos relacionados. Eles tentarão invadir o sistema, identificar problemas e achar situações adversas que possam ser melhoradas antes da disputa eleitoral do próximo ano.

Além da tentativa de invadir o sistema de votação e transmissão de dados, os hackers vão checar se é possível violar o sigilo do voto e analisar a decodificação de sinais eletromagnéticos a distância.

Há ainda o projeto para verificação da transparência e adequação da política de proteção de informações pessoais à luz da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no sistema eletrônico de votação.

Na sexta-feira (29/10), acabaram todos os prazos de recursos para os participantes da seleção. O número total de “hackers” que vão fazer parte da iniciativa será divulgado em 9 de novembro.

Segurança do voto

A urna eletrônica vem sofrendo diversas críticas em relação à sua credibilidade desde as eleições de 2018. O TSE tem promovido massivas campanhas de esclarecimento sobre a segurança do voto a fim de contrapor-se ao movimento do voto impresso e auditável.

Leia também: Pedofilia: Twitter escava fotos de Maradona com adolescentes cubanas

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata