Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Indígenas são baleados a 100 km da Cúpula da Amazônia 

Lideranças indígenas dizem que esses são novos ataques, de uma onda antiga de investidas contra os povos indígenas na região
Especial Publicitário
(Foto: Fabrio Rodriguez-pozzebom/ Agência Brasil)

Brasil – a 100 km de distância de onde inicia nesta terça-feira (8) a cúpula da Amazônia, que reunirá estadistas de todos os países da Amazônia, incluindo o presidente Lula (PT). Indígenas relatam estar vivenciando uma onda de violência desde o início do mês, e que já deixou 4 feridos a arma de fogo. 

Os ataques ocorreram na última sexta-feira(4), quando o primeiro indígena foi atingido, e nesta última segunda-feira (7), mais 3 foram vitimados, e até o momento apenas um suspeito foi preso.

Lideranças indígenas ainda acusam a empresa de segurança privada Brasil BioFuels (BBF), companhia que trabalha com o cultivo de dendê e a produção de biocombustível, pelos ataques e relatam que o homem que foi detido pela Polícia Militar estava recebermos atendimento médico no momento da prisão. 

Em nota divulgada, a empresa diz que a área lhes pertencem, e foram invadidas, e que os agentes da empresa de segurança, agiram para proteger seu patrimônio e funcionários. 

Os ocorridos, são os mais recentes de uma nova séries ade ataques, mas que as investidas já ocorrem a anos, fogem lideranças indígenas.

“Desde 2009, reivindicamos a ampliação de nossos territórios. E até então não tivemos resposta. Por não termos resposta, fazemos nossa autodemarcação, reocupando o nosso território. De 2014 para cá, o conflito ficou mais acirrado”, disse à Folha Miriam Tembé, presidente da Associação Indígena Tembé de Tomé-Açu.

Leia mais: Entra em vigor Lei Nº 14.647, saiba do que se trata

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário