Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Licença Menstrual: Projeto apresentado visa atender servidores da prefeitura que tem endometriose 

O projeto ainda prevê que órgão empregatício pode solicitar a reposição das horas não trabalhadas
Especial Publicitário
Caio André - CMM - concurso público
(Foto: Reprodução / Instagram @caioandream)

Manaus (AM) – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador Caio André (Podemos), O Projeto de Lei (PL) nº 389/2023 institui a licença menstrual para servidores da Prefeitura de Manaus com endometriose. O projeto prevê 3 dias de folga no período menstrual desde que a doença seja comprovada com laudo médico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao do endométrio (revestimento do órgão reprodutor feminino) para a parte de fora do útero. A doença causa inflamações crônicas que podem levar a formação de tecido cicatricial dentro da pélvis além de outras partes do corpo das pessoas nascidas com o órgão reprodutor feminino. 

O PL foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso exista alguma pessoa que possa solicitar o afastamento, a órgão empregador pode solicitar a reposição das horas não trabalhadas.

“As pacientes apresentam diminuição da qualidade de vida e redução de suas atividades, gerando problemas psicossociais, frustração e isolamento. Há também um impacto causado pelas perdas de horas de trabalho, absenteísmo e etc”, diz Caio André ao justificar o PL.

No Brasil, ainda não existe regulamentação sobre a licença menstrual, mas tramita na Câmara dos Deputados um PL com a proposta de afastamento por até três dias por mês para profissionais com sintomas dolorosos relacionados ao ciclo menstrual.

Leia mais: Entra em vigor Lei Nº 14.647, saiba do que se trata

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário