Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula ironizou; ‘número de brasileiros em Portugal será maior que o da população portuguesa’

Especialistas preveem que em 5 anos a população brasileira em solo português será de 1 milhão de pessoas
Especial Publicitário
Lula - Bolsonaro
(Foto: Reprodução/Instagram @lulaoficial)

Brasil – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que as relações diplomáticas entre Portugal e Brasil estão em um momento extraordinário. Nos últimos anos, os dois países se distanciaram muito, e isto se dá ao desinteresse do anterior governo em manter a proximidade com parceiros estratégicos.

Lula afirmou que, “daqui a pouco, o número de brasileiros em Portugal será maior do que o da população portuguesa” o presidente fez a afirmação em tom de ironia devido ao alto número de brasileiros que vão para o país europeu.

Especialistas preveem que em 5 anos a população brasileira em solo português será de 1 milhão de pessoas, que seria correspondente a 10% da população portuguesa. Hoje existe uma estimativa que entre cidadãos que possuem cidadania portuguesa e os que não possuem, os números estão entre 600 e 700 mil.

“Se, em 1500, Portugal descobriu o Brasil, em 2023, o Brasil descobriu Portugal, ou seja, pela quantidade de brasileiros que Portugal tem hoje, daqui a pouco será em maior número do que a população portuguesa”, falou o presidente Lula.

O último dado oficial divulgado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), de dezembro de 2022 aponta que havia 239,1 mil brasileiros de forma legal vivendo em Portugal. Mas, de apenas março para cá mais de 100 mil cidadãos nascidos no Brasil foram contemplados com a autorização de residência no país europeu, essas pessoas obtiveram autorização por meio de um mecanismo on-line para pessoas e comunidades da língua portuguesa (CPLP).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou em Bruxelas, da reunião da cúpula entre a União Europeia e a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenho (Celac), reiterou que tentou uma mas não obteve sucesso em marcar uma reunião com o primeiro-ministro português António Costa.

Leiam Mais: Lula diz que quem decide sobre os cargos ministeriais é o presidente

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário