Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Média de mortes por Covid-19 no Brasil cai pelo 13º dia seguido após intensificação da vacinação

Além da maior média diária, junho tem o dia com mais vacinas aplicadas: 2,2 milhões de pessoas foram imunizadas no dia 17
Especial Publicitário
Média de mortes por Covid-19 no Brasil cai pelo 13º dia seguido após intensificação da vacinação
Média de mortes por Covid-19 no Brasil cai pelo 13º dia seguido após intensificação da vacinação

A média móvel diária de mortes por Covid-19 no Brasil caiu pela 13ª vez consecutiva e chegou a 1.544 nesta sexta-feira (2/7). É o menor número desde 8 de março deste ano, quando registrou 1.525. Em relação ao verificado há 14 dias, houve queda de 25,6%, sinalizando desaceleração nos óbitos computados.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Foram 1.544 mortes em decorrência da Covid e 65.165 novos infectados registrados nas últimas 24 horas em todo o país. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No total, o Brasil já perdeu 521.952 vidas para a doença e computou 18.687.469 casos de contaminação.

Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nos relatórios repassados pelo Ministério da Saúde. Essas informações também alimentam o painel interativo com notícias sobre a pandemia desde o primeiro caso da doença registrado no país.

Vacinação no Brasil

A vacinação contra a Covid-19 bateu recorde em junho e, finalmente, atingiu a meta estabelecida em março pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de aplicar 1 milhão de doses diárias. Ao longo do sexto mês do ano, foram 31,7 milhões de aplicações, o que equivale a 1,056 milhão por dia.

Além da maior média diária, junho tem o dia com mais vacinas aplicadas: 2,2 milhões de pessoas foram imunizadas no dia 17.

O infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro comemora a marca, mas faz uma ressalva. “Estamos melhorando o número de pessoas vacinadas no Brasil. Claro que o ideal é que esse número fosse bem maior. Como sabemos, houve grande atraso do governo federal na aquisição de vacinas”, frisou.

O gráfico a seguir mostra a quantidade de vacinas aplicadas por dia. Elas estão separadas em primeira (D1) e segunda doses (D2). É bom lembrar que somente após 15 dias de ter tomado a D2 uma pessoa é considerada imunizada contra a doença. Isso não se aplica apenas à fórmula da Janssen, que é de dose única.

Com informações via Metrópoles

Leia também: Sorteio da ‘Nota Premiada Manaus’ será nesta segunda-feira (5) e distribuirá R$ 112 mil em prêmios

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário