Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

MPF tenta impedir cultivo de maconha para tratamento médico de gêmeos 

Mesmo com crianças precisando do tratamento, MPF afirma que a permissão cedida 'não encontra amparo na legislação vigente'
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação/PF)

Rio de Janeiro (RJ) – Uma decisão judicial autorizou que uma família, no Rio de Janeiro, cultivasse sementes de cannabis a fim de extrair óleo para fins medicinais. O medicamento auxilia no tratamento de espectro autista dos dois gêmeos menores de idade do casal. No entanto, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com recurso, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para impedir a permissão. 

Mesmo com as crianças precisando do tratamento, o MPF afirmou que a decisão a favor do bem-estar dos gêmeos “não encontra amparo na legislação vigente”. 

A decisão de autorizar que a família plantasse a cannabis partiu do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), e permitia que os responsáveis pelo lar cultivassem a erva sem serem reprimidos por policiais e outras autoridades por tráfico, contrabando ou uso de drogas.

Para o MPF, o cultivo não pode ser autorizado por não ser possível aplicar uma uma fiscalização para verificar se a planta realmente seria usada apenas para tratar os filhos do casal.

“É preciso considerar as capacidades institucionais de órgãos, agentes e entidades que possuam expertise técnica sobre determinado tema como um importante instrumento de auxílio à formação da decisão judicial, fato já reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse o responsável pelo recurso contra a decisão, procurador regional da República Paulo Roberto Bérenger.

Antes de chegar às mãos do STJ, o recurso vai ser examinado pela vice-presidência do TRF2. Caso o Supremo reformule a decisão do Tribunal, prevalece o que o MPF considerou.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário