Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Mulher acumuladora mantinha 77 gatos em situação de maus-tratos em Manaus

Animais ficavam em um quarto pequeno, alguns presos e outros soltos no pequeno compartimento
Especial Publicitário
(Foto: Henrique Alves/Portal Tucumã)

Manaus (AM) – Mais de 70 gatos e dois cachorros foram resgatados na manhã desta segunda-feira (31), em uma casa no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. O resgate foi após várias denúncia dos vizinhos de que uma mulher e outras duas pessoas mantinham animais em situação de mau- tratos. O nome da dona da casa não teve o nome revelado.

A operação foi realizada com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e do do 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ao chegar no local, a polícia precisou de tempo para negociar com a dona da casa, que não queria deixar a equipe entrar na residência. Ela chorou muito, mas após muita conversa permitiu a entrada.

De acordo com o delegado da Torquato Moser, do 30º DIP, outros resgates já haviam sido feitos no local. “Foi montado uma operação policial para que se faça o resgate desses animais em situação de maus-tratos”, disse o delegado.

Os maus tratos podem ser configurados em várias situações, “dentre elas, a manutenção de animais em espaço confinado, fazendo com que ele não tenha boas condições de viver. E era o que acontecia. Perceba que num espaço pequeno de um quarto e um banheiro, 77 animais eram mantidos soltos e amarrados em gaiolas. Isso se configura claramente em situação de maus-tratos”, disse Moser.

O delegado disse que a situação precisa ser averiguada pois o caso não está relacionado com o crime de venda ilegal de animais.

“Temos que pesar também a situação de quem os mantinha, pois pelo o que percebemos quando chegamos, não se tratava de uma situação de venda. então, também era necessário todo um aparato de resgate, assistência social e psicólogos, para que no momento desse resgate, também se prestasse todo o atendimento para quem estava mantendo. Pois ali não estamos falando com criminosos,”, disse.

O delegado também disse que o caso pode se tratar de uma pessoa com algum tipo de transtorno. “Pode ser uma pessoa acumuladora. Era necessária uma ação policial que acabou sendo feita e já resgatamos, até o momento, aproximadamente 77 gatos que eram mantidos em um espaço muito pequeno”, disse Moser.

De acordo coma deputada Joana Darc (PL), que integra a Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa (CPAIP), a situação é delicada e atípica, uma vez, que os animais mantidos em condições de maus-tratos, tem como tutores, pessoas com deficiência.

“A operação teve um efeito positivo porque conseguimos resgatar todos os animais, que vão ficar comigo, e que a gente vai fazer tratamento veterinário, vamos castrar, vamos, posteriormente disponibilizar para adoção e também, não vamos esquecer que é um caso de saúde pública. A gente tá fazendo uma intervenção através da Sejusc com essa família para dar condições melhores de convivência para essa família para que eles possam para de acumular animais, para de acumular coisas e que eles possam ter uma transformação na vida deles”, disse a deputada.

Foto: Reprodução

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário