Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Não tenho pretensão’, diz Jalil Fraxe, do Procon/AM, sobre ser político

Diretor-presidente do Procon/AM falou sobre as ações da Autarquia e sobre pretensões políticas. Confira!
Especial Publicitário
Jalil Fraxe - Procon/AM - Resenha Política
(Foto: Reprodução / Portal Tucumã)

Manaus – O diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AM), Jalil Fraxe, participou do programa Resenha Política, do Portal Tucumã, e falou sobre as ações da Autarquia para garantir que os consumidores possam de fato usufruir desse período de promoções com a “Black Friday“, tanto no comércio quanto serviços, que vem ocorrendo durante o mês de novembro em todo o Amazonas.

Além disso, Jalil disse que não tem interesse em ser político e que nem mesmo é filiado a legenda partidária. “Não tenho essa pretensão. Par exercer essa missão eu tenho que ter total preparo. Eu acho que a política ela pode ser contribuída de várias formas. Não sou candidato, a não ser que o governador [Wilson Lima] determine que eu seja, porque eu sou mais um soldado da equipe, mas eu não tenho essa pretensão, eu não busco isso. Nunca fui filiado a partido político nenhum”, disse ele falando que já pensou nessa possibilidade no passado, mas que não levou o projeto adiante.

Eu posso contribuir com a política sem ter mandato. É um projeto que está engavetado, porque eu não sei o dia de amanhã. A política é uma consequência

Ele também participou do quadro “Follow e Unfollow“, onde respondeu se segue ou não figuras públicas políticas locais e nacionais, nas redes sociais e nas ideologias.

Ainda na entrevista, o diretor-presidente do Procon/AM defendeu a municipalização dos Procons, haja vista que é competência de cada cidade propor e manter um local para atender as demandas dos consumidores do interior.

Black Friday ou “black fraude”?

Jalil destacou na entrevista que o Procon/AM já vem trabalhando desde o início do mês para identificar possíveis irregularidades quanto às promoções deste período, mas acredita que o trabalho didático que já vem fazendo na instituição junto aos comerciantes vem surtindo efeito e diminuindo o número de denúncias na Black Friday.

“O trabalho do Procon relacionado a essas pautas do mercado de consumo de ele vem sendo constante durante o ano de 2023. Então, nós estamos semanalmente no comércio de um modo em geral, orientando, ensinando o comerciantes boas práticas de consumo, como eu sempre digo: fazer a fiscalização, a autuação a gente pode fazer, mas ainda assim o consumidor prejudicado e o objetivo principal é defender esse consumidor. E nada é melhor do que defender prevenindo. A operação “Black Friday” começou em novembro e vai até o fim emendando com a operação “Natal”, ressaltou Fraxe respondendo que, quanto à questão da “black fraude”, caso o consumidor se sinta lesado em alguma promoção neste período pode recorrer ao órgão de defesa.

“Nós temos que tratar essa questão com muita responsabilidade, porque as lojas anunciam promoções e muitas delas não correspondem à verdade e isso era encontrado constantemente no mercado de consumo no Amazonas. Ao longo dos últimos anos, com base nessa política de orientação e muitas reuniões e conversas com o setor, a gente observou que eles aprenderam a fazer a Black Friday. Então eles criam metodologias de aplicação de desconto onde a variação do preço do produto ela é um fator relevante na aplicação do desconto, por isso o consumidor tem que pesquisar com antecedência”, disse Jalil afirmando que hoje já a mecanismo de identificar uma possível fraude em promoções falsas comparando o valor de entrada de produtos com o valor praticado.

Ainda no Resenha Política, Jalil Fraxe respondeu questionamentos e dúvidas dos consumidores, como: cancelamento de compra; cancelamento de passagens aéreas pela empresa; venda casada e outras. O consumidor que se sentir lesado pode entrar em contato pelos canais de atendimento no site (www.procon.am.gov.br), pelas redes sociais e no telefone 0800-092-1512.

Follow e Unffolow

Durante a exibição do quadro, Jalil Fraxe considerou que segue nas redes sociais todas as figuras políticas locais e nacionais apresentadas a ele, entre os nomes: o vereador Rodrigo Guedes (Podemos), que já esteve à frente do Procon Municipal; o deputado estadual Mário César Filho (UB), que vem atuando na Comissão do Consumidor na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); o prefeito de Manaus David Almeida (Avante); o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB); o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Neste momento, ao falar sobre o governador Wilson Lima, Jalil Fraxe disse que para entrar na política, só se o governador “mandar”.

Confira mais detalhes da entrevista:

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário