Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Após as eleições, deputados comentam resultados

Dos 19 deputados que tentaram a reeleição, 14 conseguiram êxito. Outros cinco parlamentares seguiram outros rumos durante as eleições.
Especial Publicitário

Manaus (AM) – Nesta terça-feira (04) o Portal Tucumã foi até a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) repercutir com os deputados estaduais sobre as eleições do último domingo (2), que garantiram o retorno de 14 dos 24 deputados para a 20a legislatura, que inicia em 1º de fevereiro de 2023. A sessão plenária, que começou após às 9h da manhã, foi marcada pela comemoração da maioria e de um clima de despedida para aqueles que não retornarão em 2023.

Parlamentares como Roberto Cidade (UB) e Joana D´Arc (UB), que ficaram respectivamente em primeiro e segundo lugar no pleito, agradeceram o resultado positivo nas urnas. O presidente da Casa afirmou que o resultado é fruto do trabalho realizado em Manaus e no interior do estado, enquanto Joana, que agora passa a ser a deputada mulher mais votada da história do Amazonas, declarou ao Portal Tucumã que se sente orgulhosa, mas que agora carrega uma grande responsabilidade.

”Estou muito orgulhosa de entrar para a história do Amazonas de ser a deputada mulher mais votada de todas essas centenas de anos na política, isso significa muita responsabilidade e muita representatividade, isso significa que o Amazonas está mudando e quer mais mulheres na política, que quer mais da força feminina. Eu [tô] muito feliz”, disse Joana.

Alessandra Campêlo fala na força da mulher dentro do parlamento

A deputada Alessandra Campêlo (PSC) comentou que, apesar do quantitativo feminino proporcionalmente ainda estar bem aquém do ideal, as eleições têm mostrado avanços na escola popular.

”É a primeira vez na história do Amazonas em que são eleitas diretamente cinco mulheres para a Assembleia Legislativa. Eu sou a segunda mulher da história da Assembleia a ser eleita pela terceira vez e durante todo esse tempo, apenas duas mulheres conseguiram ter dois mandatos”, disse Campêlo.

Com a saída de Therezinha Ruiz (PL) e Nejmi Aziz (PSD), que não se lançou candidata e com a chegada de Mayra Dias (Avante) e Débora Menezes (PL), o parlamento amazonense continuará com cinco deputadas.

Dermilson e Serafim comentam derrota

Assim como Therezinha Ruiz (PL), Tony Medeiros (PL) e Álvaro Campêlo (PV), os deputados Dermilson Chagas (Republicanos) e Serafim Corrêa (PSB) fazem parte do grupo que não conseguiu garantir a reeleição. Dermilson, que é deputado oposicionista, afirmou que a sociedade acaba perdendo quando há um desequilíbrio entre a quantidade de governistas e oposicionistas.

”Tem que ter equilíbrio entre a oposição e a situação pra poder ter o diálogo, quem perde é a sociedade, que perde a informação, que perde as boas pautas. Nós fizemos o nosso papel, fomos combativos, resilientes e o resultado que tivemos nas urnas não foi correspondente”, disparou Chagas.

Serafim Corrêa, considerado pelos pares como um dos deputados mais preparados do parlamento estadual, falou, como de costume, num tom de tranquilidade, afirmando que isso faz parte do processo. Corrêa ainda lamentou a saída dos colegas não reeleito.

”Estou com serenidade, porque essa é a ordem natural das coisas. Em 2006, Gilberto Mestrinho perdeu a eleição e eu fui visitá-lo, e ele me disse: olha, conte a partir do seu primeiro mandato, 30 anos, essa é a vida útil dos políticos. Então o Gilberto tinha razão, em 2018 eu me reelegi, mas pela ordem natural das coisas houve uma renovação. Eu desejo sucesso aos colegas que vão assumir e lamento as perdas que tivemos no parlamento, fazendo referência aos colegas que não se reelegeram.”

Saullo e Fausto Junior, de malas prontas para Brasília em 2023

Os deputados do União Brasil, Fausto Junior e Saullo Vianna, ambos eleitos para o primeiro mandato em 2018, alçaram voos mais altos em 2022 e conseguiram êxito ao serem escolhidos como deputados federais. Saullo reforçou para o Portal Tucumã que o trabalho no interior pôde alavancar a quantidade expressiva de votos. Vianna recebeu a confiança de 127.287 amazonenses.

”Tô [sic] muito feliz e satisfeito pelo trabalho que foi feito, essa é uma vitória do trabalho. Eu trabalhei muito principalmente no interior, eu tive oportunidade de conhecer todos os municípios durante o mandato, isso foi resultado em cima do que a gente trabalhava para conquistar esse objetivo”. Sobre as principais pautas no ano que vem, Saullo falou sobre a manutenção da Zona Franca e melhoria da vida do povo do Amazonas.

”O nosso objetivo ano que vem em Brasília é defender o povo do estado do Amazonas e buscar recursos para que a gente possa melhorar a vida dos amazonenses”, finalizou.

Leia Mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário