Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Papa Francisco e Javier Milei se encontram durante canonização da 1ª santa argentina

O Papa Francisco e o presidente da Argentina, Javier Milei, se reuniram publicamente pela 1ª vez na manhã deste domingo (11).
Milei - pacote de leis
(Foto: Reprodução / Instagram @javiermilei)

Mundo – O Papa Francisco e o presidente da Argentina, Javier Milei, se reuniram publicamente pela 1ª vez na manhã deste domingo (11), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Milei deslocou-se para participar da cerimônia de canonização da primeira santa argentina, María Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula (1730-1799).

Os dois são argentinos. Milei sentou-se na primeira fila para a cerimônia e, ao término, trocou algumas palavras com o papa e se cumprimentaram, informou a agência Reuters.

“Cortou o cabelo”, disse o papa, em trechos transmitidos pela rede EWTN. “Estraguei tudo”, disse Milei. Em seguida, o papa diz: “Obrigado por vir”. Os dois líderes têm ideologias opostas, porém nas últimas semanas protagonizaram uma reaproximação, incluindo um telefonema do pontífice ao novo presidente após a sua vitória eleitoral.

Mileideve ter um encontro privado com Francisco na segunda-feira (12). Uma das questões que serão discutidas é se Francisco viajará este ano a sua terra natal, a Argentina, que ele não visita desde que foi eleito líder da Igreja Católica, em 2013.

O outro ponto é o ambiente político explosivo na Argentina, onde o grande pacote de reformas de Milei foi contido nesta semana pela Câmara dos Deputados devido à falta de apoio.Em Israel, onde estava de visita, Milei reagiu com indignação, chamando os deputados que não o apoiam de “grupo de criminosos”, Confome à AFP.

Milei convidou Francisco para visitar o país no mês passado, dizendo em uma carta que sua vinda “trará frutos de pacificação e fraternidade para todos os argentinos superar divisões e confrontos”.

A carta serviu como um pedido público de desculpas, após os insultos que Milei realizou ao papa o chamando de “imbecil”, inclusive em sua campanha eleitoral, quando o acusou de “interferência política”.

Milei já se referiu ao pontíifce como ‘o maligno na Terra que ocupa o trono da casa de Deus’. A cerimônia aconteceu num momento em que a Argentina enfrenta a sua pior crise económica em décadas, com uma inflação superior a 200%, e o recém-empossado Milei em dificuldades após a rejeição parlamentar de um importante pacote de reformas.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
plugins premium WordPress