Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Perigo Nuclear: Polícia investiga furto de cápsulas de Césio-137

Os equipamentos teriam sido roubados da mineradora AMG, no dia 29 de junho
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Brasil– Uma mineradora na cidade de Nazareno, região oeste de Minas Gerais, está aguardando a chegada da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do governo Federal para juntamente com a polícia cível realizar investigação sobre o sumiço de duas capsulas de Césio-137, uma material altamente radioativo.

Os equipamentos teriam sido roubados da mineradora AMG, no dia 29 de junho. Segundo informou a empresa por meio de Nota assim que foi percebido o desaparecimento do material contendo o Césio-137, a polícia civil e os órgãos competentes de fiscalização foram informados.

O Césio-137 vem em capsulas blindadas por duas camadas de aço inoxidável e também duas proteções de material cerâmico. A escala inter4nacional de acidentes nucleares vai até 7, o Césio-137 está classificado como 5. A mineradora considera baixo, e alega que o material faz parte dos equipamentos medidores de densidade.

Com atividade individual de 5 mCi (meios de contraste iodado), as cápsulas contêm iodo, um elemento radiopaco que, quando introduzido no organismo, permite aumentar a sensibilidade e a especificidade das imagens radiográficas. Se usada nesse equipamento, o material não apresenta perigo. No entanto, o manuseio inadequado pode acarretar risco à saúde.

Leia mais: https://portaltucuma.com.br/tragedia-ao-menos-207-pessoas-morreram-e-900-ficaram-feridas-em-acidente-na-india-mf18/

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário