quinta-feira,

02 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Projetos de Arte Sacra poderão ser atendidos pela Lei Rouanet

Um decreto pretende desburocratizar o Programa Nacional de Incentivo à Cultura e incentivar Projetos de Arte Sacra pela Lei Rouanet
Especial Publicitário
Projetos de Arte Sacra poderão ser atendidos pela Lei Rouanet
Projetos de Arte Sacra poderão ser atendidos pela Lei Rouanet

Um decreto pretende desburocratizar o Programa Nacional de Incentivo à Cultura, mais conhecido como Lei Rouanet. A lei faz a ponte entre patrocinadores e projetos culturais, facilitando os investimentos privados no setor. “O decreto vai trazer um fluxo de aprovação de projetos mais fácil e retirar alguns entraves burocráticos desnecessários”, disse o secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

O decreto foi assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, e também prevê a inclusão dos segmentos de Belas Artes e Arte Sacra entre os que podem ser atendidos pela Lei Rouanet. “Todos nós sabemos que a arte Sacra no Brasil é um patrimônio riquíssimo, imenso, inestimável”. Museus e patrimônios históricos tombados também poderão receber recursos.

O novo decreto também permite um maior controle da prestação de contas do dinheiro repassado. “A gente não tinha compreensão se o projeto sequer tinha sido executado”.  Segundo o secretário, foi criada força-tarefa para a análise do dinheiro já concedido. Outro objetivo, segundo Porciúncula, é acabar com a concentração de recursos. Segundo ele, 10% dos proponentes detinham 78% dos recursos. “Um dos objetivos desse decreto é descentralizar esse recurso para a gente atingir esses pequenos produtores”.

Com informações via Agência Brasil

Leia também: Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata