Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros pedem a cassação de Marcos do Val

Na representação, Randolfe e Renan citam a operação da PF e apontam três fatores para justificar uma eventual quebra de decoro por parte de Do Val
Especial Publicitário
Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/renan-serra-randolfe-tabata-inusitado-apoio-a-bolsonaro-r-30-bi/ Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Brasil – Os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) acionaram nessa sexta-feira (16), o Conselho de Ética do Senado Federal para pedir a cassação do mandato do senador Marcos do Val (Pode-ES), por quebra do decoro parlamentar.

Do Val teve endereços vistoriados pela Polícia Federal na última quinta-feira (15), após suspeitas de vazamentos de dados sigilosos e denúncias “duvidosas” sobre ter sido coagido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a dar um golpe de estado, após as eleições de 2022. Um dos locais em que a PF realizou buscas e apreensões foi o apartamento funcional e um endereço do Espírito Santo, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo a ação.

Na representação, Randolfe e Renan citam a operação da PF e apontam três fatores para justificar uma eventual quebra de decoro por parte do congressista: a reunião em que teria discutido uma tentativa de grampear o ministro do STF; o “verdadeiro tumulto ao divulgar as informações, com diversas idas e vindas em suas infinitas versões sobre os fatos”; e a suspeita de que Do Val teria divulgado documentos sigilosos, aos quais teve acesso como membro da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI).

“Em verdade, caso comprovada a violação de conduta no exercício da CCAI, resta indubitável que o representante empresta esforços não para fazer do seu mandato um caminho profícuo e honrado para a melhoria do País – como deveria ser -, mas um instrumento para lograr seus interesses escusos e criminosos”, escrevem os senadores na representação.

“O Senador Marcos do Val parece desprezar a Constituição Federal, tornando-a uma simples folha de papel, a ser manejada de acordo com o seu bel-prazer e de acordo com seus interesses puramente egoísticos e patrimonialistas, os quais são sabidamente golpistas”, afirmam Randolfe e Renan.

*Com informações CNN

Leia mais:

Defesa de Mauro Cid solicita ao STF que ‘ex-braço’ de Bolsonaro não seja obrigado a comparecer à CPMI dos atos golpistas

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário