Pesquisar
Close this search box.

Redução de 9 cm no nível do Rio Negro marca início da vazante em Manaus

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que o Amazonas enfrentará uma das maiores secas de 2024
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O nível do Rio Negro diminuiu 9 cm desde 23 de junho até esta quarta-feira (3), de acordo com informações do Porto de Manaus. No mesmo período do ano passado, durante a pior seca já registrada no Amazonas, o rio havia baixado mais de 20 cm.

Atualmente, o Rio Negro está em 26,76m, tendo reduzido 9 cm desde que estava em 26,84m em 23 de junho, marcando o início da vazante. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que o Amazonas enfrentará uma das maiores secas de 2024.

Recorde histórico

O Amazonas regitrou sua maior seca em 121 anos, registrando 12,70m no Porto de Manaus em 26 de outubro de 2023. Este nível supera a marca anteriormente estabelecida em 2010 para o Rio Negro, que era de 13,63m, levando todos os 62 municípios do Amazonas ao estado de emergência.

O Sindarma, que representa as empresas de navegação fluvial no Amazonas, emitiu um novo alerta esta semana para as transportadoras de cargas e a comunidade em geral. O alerta destaca o nível extremamente baixo dos principais rios e bacias fluviais do estado, comparado ao mesmo período do ano passado, quando ocorreu a pior seca já registrada.

Em fevereiro deste ano, o sindicato já havia emitido um primeiro alerta com base em dados coletados pelas próprias transportadoras, agora confirmados com o início oficial da estiagem. De acordo com o Monitor de Secas da ANA, entre abril de 2023 e abril de 2024, houve um déficit de 27% no volume de chuvas na região.

Na semana passada, o Censipam, ligado ao Ministério da Defesa, apresentou um prognóstico de estiagem severa em 14 estações de monitoramento de setembro a novembro. Há previsões de que os níveis poderão se aproximar ou até ultrapassar os mínimos históricos, afetando municípios nas bacias do Madeira, Negro, Solimões e Tapajós. Os períodos mais críticos são esperados em Manicoré e Fonte Boa (Rio Madeira) em setembro, e em Tabatinga (Solimões) e Manaus em novembro.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário