Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Respiradores doados pela Alemanha chegam no AM para combater a Covid-19

"Somos gratos ao governo alemão, vai dar tudo certo", disse o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, após a chegada dos respiradores
Especial Publicitário
respiradores doados alemanha

Manaus – O Amazonas recebeu neste sábado (27) a doação de 80 respiradores não invasivos doados pela Alemanha com objetivo de ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na rede hospitalar pública.

A chegada dos materiais aconteceu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, e foi cercada de esperança e expectativa. O governo alemão também enviou novos itens de combate à Covid-19.

O anúncio da doação foi feito na última quinta-feira (25). O avião da Aeronáutica alemã pousou em solo amazonense por de 12h26.

Marcellus Campêlo, secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), acompanhou a chegada dos respiradores doados pela Alemanha. Ele informou o destino dos materiais.

“Esses respiradores serão utilizados na rede de Manaus, no interior e alguns serão usados na Operação Gratidão em outros estados brasileiros que estão precisando mais que o Amazonas. Somos muitos gratos ao governo alemão. Vai dar tudo certo”, disse o secretário.

Na época do anúncio, o embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, ressaltou que a cooperação mundial para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 é de máxima prioridade, e está disposto a prestar a sua ajuda humanitária.

“Ninguém está seguro, até que todos estejam seguros. A Alemanha e o Brasil são parceiros muito importantes e nós acreditamos que somente através da união e da cooperação de maneira solidária entre os países poderemos vencer essa pandemia”, afirmou.

Números

O boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgado na última sexta-feira (26) aponta que foram registrados 1.165 novos casos de Covid-19, totalizando 343.133 casos da doença no estado, sendo 157.651 em Manaus e 185.482 no interior.

O boletim também aponta que foram confirmados 33 óbitos por Covid-19, sendo 11 ocorridos no dia 24/03 e 22 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.893 o total de mortes.

Atualmente o Amazonas tem 715 pacientes, sendo 366 em leitos (68 na rede privada e 298 na rede pública), 342 em UTI (90 na rede privada e 252 na rede pública) e sete em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Segundo a FVS-AM, mais de 535 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, até o presente momento. Indígenas que moram em terras indígenas, profissionais da saúde, idosos e pessoas institucionalizadas receberam os imunizantes.

Foto: Patrick Marques

Leia também: Maués vai iniciar campanha de vacinação para pessoas de 35 a 59 anos

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário