Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Saiba tudo sobre a noite mais longa do ano nesta quarta-feira (21)

Com isso, o dia fica menor e a noite se torna a mais longa do ano no Hemisfério Sul
Especial Publicitário
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Brasil – Na manhã desta quarta-feira (21), às 11h58, ocorreu o solstício de inverno no hemisfério sul e de verão no hemisfério norte. Com isso, o dia fica menor e a noite se torna a mais longa do ano no Hemisfério Sul.

O inverno corresponde ao auge da estação seca, o período mais seco do ano em Minas Gerais. As poucas chuvas atingem a faixa Leste do estado, de forma fraca, decorrentes do transporte de umidade de origem oceânica. As chuvas fracas no Sul do estado também podem ocorrer nesse período, devido ao avanço de um sistema frontal.

Os astrônomos antigos observaram que o Sol mudava de posição e parecia estar parado por um determinado tempo em duas ocasiões. Foi então que surgiram os solstícios de verão e inverno.

Estes são os momentos do ano em que o Sol atinge a maior ou a menor altura no céu, em relação à linha do horizonte. Esses eventos são determinados pela posição da Terra em sua órbita ao redor do Sol.

Por isso, durante o inverno estação, as noites costumam ficar mais longas em razão da posição da Terra ao redor do Sol, enquanto, no norte, com a chegada do verão, acontece o oposto: as noites são menores e os dias maiores.

Durante o ano, em apenas dois dias a noite e o dia têm a mesma duração, de quase exatamente 12 horas.

Leia mais:

Vídeo: membro do CV é baleado no beco chiquititas na zona Oeste d Manaus

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário