quinta-feira,

02 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Secretário-Geral da ONU fica ‘profundamente abalado’ após ataque israelense ao prédio de mídias em Gaza

O Secretário-Geral da ONU criticou a destruição do prédio de mídias em Gaza enquanto as Forças de Defesa de Israel afirmam que a torre abrigava operativos do Hamas
Especial Publicitário
Secretário-Geral da ONU fica 'profundamente abalado' após ataque israelense ao prédio de mídias em Gaza
Secretário-Geral da ONU fica 'profundamente abalado' após ataque israelense ao prédio de mídias em Gaza

O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, expressou sua consternação com o aumento das baixas de civis no conflito israelense-palestino e criticou a destruição de escritórios de mídia em Gaza, enquanto as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmam que a torre abrigava operativos do Hamas.

“O Secretário-Geral lembra a todas as partes que qualquer ataque indiscriminado a civis e estruturas da mídia viola o direito internacional e deve ser evitado a todo custo”, disse o porta-voz Stephane Dujarric em um comunicado em nome de Guterres.

O Secretário-Geral ficou particularmente “consternado com o número crescente de vítimas civis, incluindo a morte de dez membros da mesma família, incluindo crianças, como resultado de um ataque aéreo israelense na noite passada no campo de al-Shati em Gaza, supostamente destinado a um Hamas líder ” , acrescentou.

Embora o Secretário-Geral tenha dito que estava “profundamente perturbado com a destruição por um ataque aéreo israelense hoje de um prédio alto na Cidade de Gaza que abrigava os escritórios de várias organizações internacionais de mídia” – incluindo a Associated Press e a Al Jazeera – as IDF insistiram que o Hamas estava também usando o prédio para “coleta de inteligência” e que, portanto, se tornou um “alvo militar legal”.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu transferiu toda a culpa pela espiral mortal de violência contra o Hamas em um discurso na noite de sábado, acusando o grupo militante de cometer um “duplo crime de guerra” – enquanto Israel está “fazendo todo o possível para proteger nossos civis e manter os palestinos civis fora de perigo. ”

Demonstramos isso mais uma vez hoje, quando alertamos os civis para desocupar o prédio usado pela inteligência terrorista do Hamas”, disse Netanyahu .

Embora os jornalistas tenham tido tempo suficiente para evacuar, mas não para salvar o equipamento, muitos outros nos últimos cinco dias não tiveram a mesma sorte. Mesmo que as IDF frequentemente avisem sobre ataques de ‘bater no telhado’ com munições não explosivas ou de baixo rendimento, seus ataques noturnos até agora custaram pelo menos 145 vidas de palestinos, incluindo 41 crianças, enquanto o número de feridos excedeu 1.000 pessoas.

Ao mesmo tempo, em Israel, pelo menos 10 pessoas morreram, incluindo duas crianças, quando o Hamas lançou cerca de 3.000 mísseis na semana passada, de acordo com o IDF. Os militares argumentaram que a disparidade percebida nas baixas entre os dois lados não significa que estava atacando a Faixa de Gaza indiscriminadamente, mas prova que o IDF e seu sistema de defesa antimísseis Iron Dome estão operando em um “nível incrível”

Foto: Divulgação

Leia também: Joe Biden tem primeiras conversas com os líderes de Israel e Palestina após bombardeios

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata