Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

TEMPESTADES? Brasil entra em estado de alerta para temporais após onda de calor

O alerta de tempestades é para sete estados e no DF
Especial Publicitário
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Brasil – Depois de registrar um dos maiores índices de calor do ano, a temperatura no Brasil irá sofrer alteração por conta de fortes chuvas nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é de perigo potencial para tempestades em sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná, além de chegar também no Distrito Federal.

De acordo com o Climatempo, os temporais ganharão força na região Sul do país, podendo se estender para as outras regiões ao longo desta sexta-feira (17) e durante o fim de semana.

Recentemente, as altas temperaturas no país, atingiram marcas recordes nessa última semana, que estão atribuídos à quarta onda de calor do ano, atribuídas pelo fenômeno El Niño e pelos efeitos do aquecimento global.

Frente fria

Uma queda significativa nas temperaturas está prevista para domingo (19). Algumas capitais, precisamente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, devem registrar nesta sexta (17), temperaturas próximas aos 40 °C. A cidade de Cuiabá, por exemplo, deve chegar a 42 °C, e Goiânia a máxima chega em 39 °C.

As altas temperaturas devem diminuir conforme o avanço da frente fria, oferecendo um alívio no tempo a partir de domingo. As capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, enfrentam uma redução de até 10 graus na máxima entre sábado e domingo.

Veja também:

As mortes relacionadas ao calor podem aumentar cinco vezes mais nas próximas décadas, de acordo com um relatório feito por mais de 100 especialistas de 52 instituições de pesquisas e agências da ONU.

As informações foram publicadas nesta quarta-feira (15) na revista The Lancet. Segundo os especialistas, a saúde da umidade está em grave perigo.

As mortes relacionadas ao calor podem aumentar em 4,7 vezes até 2050. Entre os anos de 2013 e 2022, as mortes de pessoas com mais de 65 anos devido ao calor aumentou 85%.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário