Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

TJAM abre inquérito criminal e administrativo para investigar sumiço de fuzil

Arma pode ter sido usada para atacar viatura da PC que transportava detento para audiência de custódia
Especial Publicitário
Fuzil parecido com que foi extraviado do TJAM foi usado para atacar viatura (Foto: Divulgação)
Fuzil parecido com que foi extraviado do TJAM foi usado para atacar viatura (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Um inquérito foi aberto para investigar se o fuzil usado por criminosos para atacar uma viatura da Polícia Civil do Amazonas, que transportava presos após audiência de custódia é a mesma arma que foi extraviada de dentro do depósito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no dia 10 de junho de 2021. O sumiço do fuzil vem sendo veiculada após prisão de envolvido no ataque.

A arma pertencia a um empresário, que vendeu para um policial militar no dia 3 de março de 2021. Em depoimento, no dia 5 de março, o PM afirmou que  teve seu carro arrombado e que o fuzil estava dentro do veículo e tinha sido levado. 

Na época, o TJAM perguntou se o empresário ou o policial queriam a arma de volta, mas quando eles responderam se queriam, o fuzil já não estava no depósito público. Seis meses depois, a arma teria, supostamente, aparecido durante o atentado a viatura.   

O ataque resultou na morte dos detentos Matheus Danilo Barros Dias, de 24 anos, e Antônio Marlon Silva dos Santos, de 48 anos. Patrick Reis de Sena, 28 anos, que também estava na viatura teve ferimentos graves e está internado.

A suspeita da ligação entre o atentado e o fuzil extraviado ocorreu após a prisão de Level de Freitas Vilhino, de 27 anos, e apreensão do armamento que estava com ele. O fuzil encontrado com Level tem as mesmas características da arma que deveria estar no TJAM.

O coordenador da Comissão de Segurança do TJAM, desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, disse que segundo foi apurado inicialmente, “não há como afirmar que o fuzil usado na ação dos bandidos é o mesmo fuzil que foi extraviado do arquivo do TJAM, pois a numeração foi raspada”.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) requisitou da PC-AM, por meio do Ofício n. 001/1PJ/2022, “a instauração do competente inquérito policial para apurar os fatos”.

Já o presidente do TJAM, Domingos Jorge Chalub, afirmou, em nota, que tem total interesse de que o caso seja esclarecido e já está sendo investigada a possibilidade da arma ter saído do depósito do Tribunal. 

Leia a nota na íntegra

NOTA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAZONAS (TJAM)

Em relação a informações divulgadas na imprensa acerca de utilização de uma arma em tiroteio ocorrido no último dia 6, nas proximidades do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, e que teria desaparecido do Depósito Público do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Presidência da Corte esclarece o seguinte:

  1. Todas as providências foram imediatamente tomadas para a devida apuração do caso, criminal e administrativamente, pois o TJAM se pauta pela idoneidade de seus atos, com precisão, lisura e respeito ao interesse público;
  2. Entre as medidas adotadas estão a comunicação oficial, inclusive pelo Juízo da 1.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, à Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ/TJAM) para apuração, na esfera administrativa, de eventual responsabilidade de servidores da Corte em relação ao caso; e, ainda, à autoridade policial, na esfera criminal, para uma completa investigação e apuração de eventual crime.

Por fim, a Presidência do TJAM esclarece, ainda, que em razão da gravidade do fato, tem total interesse de que essas informações sejam apuradas com o máximo rigor.

Des. Domingos Jorge Chalub
Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas

Leia mais

Alvos do ataque em viatura da PC tentaram executar membros de facção em Manaus

Após atentado contra viatura, facção planeja queima de fogos em Manaus

Morre segundo preso que foi fuzilado em viatura da Polícia Civil em Manaus

Criminosos abandonam carro após fuzilarem viatura da Policia Civil; vídeo

URGENTE: suspeito de envolvimento em ataque a viatura da PC é preso em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário