Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

TSE retira Forças Armadas e STF de auditoria de votos em eleições

Decisão ocorreu de forma unânime nessa terça-feira (26), na Corte Eleitoral
Especial Publicitário
TSE - STF - Forças Armadas
(Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil)

Brasil – As Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) e o Supremo Tribunal Federal (STF) vão ficar de fora da auditoria de votos nas eleições após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidir por unanimidade, nessa terça-feira (26) a alteração da resolução, que trata sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Segundo o ministro presidente do STF, Alexandre de Moraes, que propôs a medida, não é competência de nenhuma dessas entidades excluídas ser fiscalizadoras.

“A primeira alteração que proponho é a atualização do rol das entidades fiscalizadoras. Proponho duas alterações com supressões. A primeira é a do Supremo Tribunal Federal. Não me parece que seja competência do Supremo, guardião da Constituição, órgão competente para julgar e analisar recursos, fazer parte do rol de fiscalizadoras”, disse.

Na questão das Forças Armadas, Moraes disse que elas são indispensáveis para a organização do processo eleitoral. No entanto, argumentou que a participação da entidade na fiscalização do sistema eletrônico é incompatível com suas atribuições.

“Não se mostrou necessário, razoável e eficiente a participação das Forças Armadas. Demonstrou-se absolutamente incompatível com as atribuições constitucionais, e também a participação na comissão de transparência eleitoral”, acrescentou.

Leia mais:

Veja ao momento em que deputados quase vão aos tapas na Câmara

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário