Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Joe Biden anuncia candidatura a reeleição para presidência dos EUA em 2024

A declaração de Biden, acaba com qualquer dúvida sobre suas intenções e dá início a uma disputa que pode evoluir para uma revanche com Trump
Especial Publicitário
Joe Biden - impeachment
(Foto: Reprodução Instagram/@joebiden)

Mundo – Nesta terça-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou sua candidatura para buscar um segundo mandato à Casa Branca em 2024. A confirmação foi por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais.

“Toda geração tem um momento onde deve defender a democracia. Defender suas liberdades fundamentais. Acredito que esse é o nosso momento. É por isso que estou concorrendo à reeleição como presidente dos Estados Unidos. Junte-se a nós. Vamos terminar o trabalho”, escreveu.

Ainda no vídeo, Biden enquadrou a disputa do próximo ano como uma luta contra o extremismo republicano, argumentando implicitamente que precisa de mais tempo para cumprir plenamente sua promessa de restaurar o caráter da nação.

“Quando concorri à presidência há quatro anos, disse que estávamos em uma batalha pela alma da América. E ainda estamos”, disse ele no vídeo, que abriu com imagens da insurreição de 6 de janeiro de 2021 e ativistas pelos direitos ao aborto protestando na Suprema Corte dos Estados Unidos.

“A questão que enfrentamos é se nos próximos anos teremos mais liberdade ou menos liberdade. Mais direitos, ou menos”, diz Biden.

“Eu sei o que quero que seja a resposta e acho que você também. Este não é um momento para ser complacente. Por isso estou concorrendo à reeleição”, completa.

Logo após o anúncio de que buscará a reeleição em 2024,, o chefe do Partido Republicano, Ronna McDaniel, disse que Biden está tão desconectado da realidade que acha que merece mais quatro anos no poder, quando tudo o que está fazendo é criar uma crise atrás da outra.

O presidente americano sofreu uma queda acentuada na popularidade desde que tomou posse. Ao longo de quatro anos, teve várias vitórias legislativas, incluindo bilhões de dólares em fundos federais para enfrentar a pandemia da Covid-19 e para nova infraestrutura.

Para o Partido Democrata, a idade de Biden, que tem 80 anos e completa 86, quando terminar um segundo mandato, se for reeleito, torna sua candidatura à reeleição uma aposta histórica e arriscada, pois enfrenta um difícil mapa eleitoral para ocupar o Senado em 2024 e agora é minoria na Câmara dos Deputados.

A declaração de Biden, acaba com qualquer dúvida sobre suas intenções e dá início a uma disputa que pode evoluir para uma revanche com o ex-presidente Donald Trump, quatro anos após o dia em que Biden oficializou sua candidatura para 2020. Essa corrida tornou-se uma missão para restaurar o caráter do país e impedir que Trump conquiste um segundo mandato.

Assim como fez em 2020, e última campanha presidencial de Biden se baseará em temas semelhantes, fazendo um apelo aos ideais da nação, principalmente com o espectro do retorno de Trump. Autoridades democratas fizeram planos provisórios para Biden iniciar um cronograma ativo de arrecadação de fundos neste verão. E ele deve se encontrar com alguns dos principais doadores de sua campanha anterior em Washington nesta semana.

Biden disse há muito tempo que planejava concorrer novamente em 2024, mas também ressaltou com frequência que respeita o destino e que teria que conversar com sua família antes de decidir jogar seu chapéu no ringue. Um político de carreira com décadas de experiência em Washington, iniciou seu primeiro mandato presidencial em 2021 à sombra de uma insurreição e do negacionismo eleitoral generalizado que o perseguiu durante seu mandato.

Sua campanha presidencial de 2020 foi construída com base na crença de que a eleição foi uma batalha pela alma da nação após quatro anos sob Trump. Biden disse que acredita que pode vencer Trump novamente, mas sua candidatura não acalma os temores recentes de colegas democratas incertos sobre como ele se sairá contra um republicano diferente liderando a chapa.

LEIA TAMBÉM: Pará investiga suspeita de paralisia infantil em criança de 3 anos

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/D7QIRQn

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário