sábado,

27 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Campos Neto avalia extinguir ‘crédito rotativo’ para conter juros

Grande problema do endividamento do brasileiro é o cartão de crédito
Especial Publicitário
Campos Neto - Senado
(Foto: Pedro França / Senado)

Brasil – O presidente do Banco Central (BC) Campos Neto avalia a extinção do crédito rotativo para tentar combater a inadimplência nos cartões de crédito. O rotativo é o cobrado quando o consumidor deixa de pagar o valor total da fatura do cartão até o vencimento. A fala de Campos Neto foi feita nessa quinta-feira (10) em audiência no Senado Federal, que pontuou que o grande problema do endividamento do brasileiro é o cartão de crédito.

Campos Neto afirmou que os técnicos da autoridade monetária estudam encaminhar os devedores direto para o parcelamento da dívida, que teria taxas de juros menores, em torno de 9% ao mês — atualmente está em média em 15%.

Segundo ele, este cenário é resultado do parcelado sem juros, que ajuda o comércio, mas que tem aumentado. “Saímos de cento e poucos milhões de cartões crédito para 215 milhões em dois anos e meio, resultando em inadimplência em 52%.”

Atualmente, o cartão de crédito corresponde a 40% das compras no Brasil. Campos Neto chegou a falar da possibilidade de limitar o juro de cartão, mas pontuou que poderia causar um problema ao consumo, pois seria uma forma dos bancos tirarem este meio de pagamento das pessoas que apresentam mais risco de não pagar as parcelas.

“Criar algum tipo de tarifa para desincentivar esse parcelamento tão longo não é proibir, mas fazer com que [os consumidores] fiquem mais disciplinados para não afetar o consumo.”

O presidente do BC ressaltou que a solução, que será apresentada em até 90 dias, está sendo construída em diálogo com o deputado Elmar Nascimento (União-BA), autor do projeto de lei do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas, e com o deputado Alencar Santana (PT-SP), relator da PL. 

Leia mais:

Comprar ‘blusinhas’ no exterior vai ficar mais caro: isenção de até U$ 50 é encerrada

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata