Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Cheia do rio Negro se iguala a 5ª maior da história: 29 metros e 60 centímetros

O nível do rio Negro voltou a subir nas últimas horas e está cada vez mais próximo da cheia histórica de 2012, quando a marca foi de 29,97 metros
Especial Publicitário
Equipes da Defesa Civil acompanham a situação da enchente do rio Negro no bairro Centro, em Manaus - foto Valdo Leão/Semcom

Manaus – Com a marca de 29 metros e 60 centímetros, o nível do rio Negro está a um centímetro de se igualar a 5ª maior cheia da história, quando a marca foi de 29,61m, conforme informou a Defesa Civil do Município nesta quinta-feira (13). Desde o início dos registros, em 1902, a maior cheia do rio Negro foi registrada no ano de 2012, quando o nível das águas foi de 29,97m.

A primeira grande cheia do rio Negro foi registrada em 1922, com a marca de 29,35m. Por conta do nível das águas, a Defesa Civil do Município decretou estado de emergência em toda a cidade de Manaus. Na última quarta-feira (12), ruas do Centro, Zona Centro-Sul de Manaus, ficaram alagadas. Poucas horas de chuva foram suficientes para inundar, por exemplo, parte da avenida Eduardo Ribeiro, uma das mais populares da região e que concentra boa parte de lojistas do centro de compras.

O nível das águas, por estar em período de cheia, contribui, além da chuva, para o agravamento da situação. Nessa região da cidade há galerias subterrâneas, que, por conta da cheia, estão alagadas. O lixo jogado na rua também tem um papel importante nesse caso, pois acaba entupindo ainda mais os bueiros, por onde a água deveria escoar. O resultado são ruas alagadas por águas, do rio Negro, da chuva e sujas – em meio ao lixo.

Painel de medição do nível das maiores cheias da história
Painel de medição do nível das maiores cheias da história – foto:  Divulgação / Casa Militar

Abaixo, confira as maiores cheia do rio Negro:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário