segunda-feira,

29 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Covid-19: moradores de Manaus vacinados no interior do Amazonas são alvos da Justiça Federal

Alguns municípios do interior já ultrapassaram Manaus na vacinação de grupos por faixa etária, o que desperta o interesse de moradores da capital a viajarem ao interior do Estado em busca de imunização
Especial Publicitário
Vacinação contra a covid-19 - foto Ruan Souza/Semcom
Vacinação contra a covid-19 - foto Ruan Souza/Semcom

Manaus – Até esta sexta-feira (14), o Amazonas recebeu mais de 2 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19. Desse total, 292 mil chegaram hoje pela manhã e foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Tanto a capital Manaus quanto município cumprem seus respectivos calendários de vacinação, no entanto, a Justiça Federal tem recebido denúncias de que moradores da capital têm se deslocado aos municípios do interior para furar a fila de vacinação.

Um dos motivos para a denúncia sobre os “furões” da fila é de que alguns municípios do interior do Amazonas já avançaram mais que a capital na faixa etária de imunizados. O alerta de caça aos fura filas foi disparado pela juíza de direito Jaiza Fraxe, que, atualmente, fiscaliza o recebimento de vacinas pelo Amazonas e a aplicação delas.

“Denúncias de pessoas indo aos interiores tomar vacina no lugar dos munícipes. Faremos inspeções e auditoria. Não podemos mais conviver com desvios de vacinas. Começaremos por Iranduba: verificaremos todos os nomes dos vacinados e ver se são moradores. Replicaremos para todos!”, anunciou a magistrada.

A vacinação em Iranduba segue em ritmo acelerado. No último mês, o quantitativo de doses aplicadas saltou de 18% para 65% da população imunizada.

Conforme o Governo do Amazonas, os municípios do interior que mais vacinaram foram Parintins (26.679), São Gabriel da Cachoeira (24.918), Tabatinga (22.553), Itacoatiara (22.284) e Benjamin Constant (19.419).

A juíza pede, ainda, que as pessoas respeitem a fila de vacinação e esperem o momento exato da imunização de seus grupos. “Existe um cálculo/estimativa de vacinas por população/cidade/orientação. Existem grupos, idades, comorbidade, grávidas, indígenas e quilombolas. Não normalizem a burla. Aguardem seu grupo”, pontua Jaiza Fraxe.

Vacinação na capital

Em Manaus, nesta sexta-feira, estão sendo vacinados, com a primeira dose, as pessoas de 18 a 29 anos com comorbidades, gestantes e puérperas (mães com até 45 dias no pós-parto), conforme informou a Secretaria Municipal de Manaus.

A capital já aplicou mais de 552 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na população, desse total mais de 333 mil foram de primeira dose e mais de 218 mil de segunda dose.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata