Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: ‘Nem CMM e nem Manaus estão preparadas para dar acessibilidade ao PcD’, diz Nancy Segadilha

Nancy Segadilha foi a primeira pessoa com deficiência a saltar de paraquedas no Brasil
Especial Publicitário
Nancy Segadilha
Nancy Segadilha

Uma entrevista diferente marcou o último programa #Eleições 2020, do Portal Tucumã, na tarde desta quarta-feira (11). Isso porque a entrevistada, a advogada dra. Nancy Segadilha, que é cadeirante, falou das dificuldades encontradas na cidade para às Pessoas com Deficiência (PcD) e fez questão de trazer uma intérprete de Libras para mediar a entrevista às pessoas surdas que acompanhavam a transmissão.

Nancy concorre pela primeira vez a uma das 41 vagas a vereadora na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Durante a entrevista, a candidata disse que nem a cidade de Manaus e nem o Parlamento Municipal estão preparados para receber o público com deficiência e que quer acima de tudo defender propostas para que todos tenham acessibilidade, que é direito constituído.

“O entorno da CMM não tem acessibilidade, não tem desnível na calçada, não tem semáforo sonoro. Manaus não tem acesso e eu não falo aqui que à acessibilidade é prerrogativa da pessoa com deficiência. É um direito de todos, o direito de ir ir vir”, disse ela.

Entre as propostas que Nancy quer realizar na CMM, se for eleita, é a Central de Libras para atender às pessoas surdas em Manaus. Ela disse que a Central deverá funcionar 24h por dia. A criação da Delegacia Especializada para Pessoas com Deficiência, criação do Portal da Empregabilidade, entre outras propostas para inclusão social dos PcD.

Nancy também falou durante a entrevista que as pessoas com deficiência ainda são invisíveis em Manaus e que no geral as pessoas estão desacreditada da política. “Eu vou em diversos lugares da cidade nessa campanha e percebo que as pessoas estão carentes, inclusive de um sorriso, imagina de acessibilidade”, destacou ela.

Nancy ressaltou ainda que o eleitor deve analisar todas os candidatos e avaliar as propostas de cada um. Ela defende que a política muda a vida das pessoas.

Pela falta de acessibilidade por toda a cidade, Nancy disse que tem contado com o apoio da população e inclusive é carregada pelas pessoas que participam de suas reuniões.

Nancy disse que fazer campanha eleitoral em Manaus está mais difícil que saltar de paraquedas. Nancy foi a primeira tetraplégica a saltar de paraquedas no Brasil o que deu voz ao seu discurso e visibilidade às suas causas. Ela contou ainda, que fez uma tatuagem para homenagear esse momento que marcou sua história de superação.

Acidente

Nancy Segadilha também contou parte de sua história e do acidente que a deixou tetraplégica há 15 anos e na ocasião a candidata se emocionou ao relembrar do caso. Ela ficou 30 dias internada e muitos desacreditaram que ela sairia viva desse acidente.

Eleições

Nancy Segadilha disse que são necessários cinco mil votos para que ela possa conseguir uma vaga na CMM, mas quer vencer a disputa com nove mil votos. “Eu quero transformar Manaus. Eu quero transformar Manaus na cidade da inclusão. Eu não só quero ser a voz de projetos de lei para beneficiar a educação, a saúde, infraestrutura e mobilidade urbana, mas eu quero fiscalizar se as políticas públicas estão chegando na ponta”, ressaltou Nancy.

Redes sociais

Nancy disse também que devido a pandemia do coronavírus tem se preservado a fazer reunião com poucas pessoas e vem utilizando todos os recursos disponibilizados nas redes sociais para falar de suas propostas. Ela disse ainda que tem feito Call Center para alcançar todos os públicos.

Esporte

Fomentar a bolsa atleta e do para-atleta, reativação do fundo do esporte, criar o passe livre para atletas treinarem e o resgate da Secretaria Municipal de Esporte são uma das propostas de Nancy Segadilha para movimentar a área, que segunda ela, está “esquecida” em nossa cidade.

Avaliação

No quadro que avalia nomes de políticos do cenário local e nacional com notas entre 1 a 3, conforme a afinidade política da entrevistada, Nancy Segadilha avaliou com a nota máxima três (3) os nomes de David Almeida (Avante), Marcos Rotta (DEM) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Já com a nota média dois (2), a candidata avaliou os nomes dos prefeituráveis Capitão Alberto Neto (Republicanos), Ricardo Nicolau (PSD), Chico Preto (DC), Romero Reis (Novo), Marcelo Amil (PCdoB), José Ricardo (PT) e Coronel Menezes (Patriota), o senador Plínio Valério (PSDB), os deputados estaduais Belarmino Lins (PP), Josué Neto (PRTB) e Wilker Barreto (Podemos), e as deputadas estaduais Alessandra Campêlo (MDB) e Joana Darc (PL), além do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

Com a nota mínima um (1) foram avaliados os nomes dos prefeituráveis Amazonino Mendes (Podemos), Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Alfredo Nascimento (PL), os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz (PSD), os deputados federais Átila Lins (PP), Bosco Saraiva (Solidariedade), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Marcelo Ramos (SPL), o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), Jo ex-governador do Amazonas José Melo, o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), os ex-presidentes Lula (PT) e Michael Temer (MDB), a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), e o ministro da Economia Paulo Guedes .

Sobre Nancy Segadilha

Nancy Segadilha é manauara, advogada, ativista na causa da pessoa com deficiência, cadeirante, e apaixonada pela vida. Fundadora da campanha #inclusãodeverdetodos conhecida nacionalmente por sua luta em prol da conscientização como uma forma de derrubar a barreira atitudinal e grande defensora da acessibilidade.

Lançou recentemente o projeto mariposa com a finalidade de facilitar a vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida está em fase de criação essa plataforma digital que será uma ponte de conexão entre a população PcD da cidade com o setor comercial e consequentemente toda a sociedade.

Já presidiu a Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-AM. Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – AM. Ex-secretária Executiva da extinta Seped . Ex secretária adjunta da Secretária de Justiça do Estado do Amazonas na pasta da pessoa com deficiência.

Confira mais detalhes da entrevista no programa #Eleições2020. CLIQUE AQUI!

Leia mais: Eleições 2020: ‘O jogo tá sendo jogado, e ainda não terminou’, dispara Conceição Sampaio sobre disputa pelo segundo turno em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário