Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleitores de Macapá vão às urnas neste domingo (6)

As 850 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito já estão carregadas, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou baterias extras para o estado, a fim de garantir o processo de votação
Especial Publicitário
Eleitores de Macapá
Eleitores de Macapá

Os mais de 292 mil eleitores da capital amapaense vão às urnas neste domingo (6), a partir das 7h, para escolher um dos dez nomes que concorrem ao pleito eleitoral de 2020. A escolha dos macapaenses irá definir o prefeito, o vice-prefeito e os 23 vereadores que comporão a Câmara Municipal que atuarão nos próximos quatro anos na cidade.

A cidade teve alteração na data do pleito, por conta de crise energética (apagão), que aconteceu em 3 de novembro e durou mais de vinte dias, o que prejudicou a realização das Eleições. Se houver necessidade de segundo turno, o pleito acontecerá no dia 20 de dezembro.

Os cuidados sanitários serão os mesmos adotados nos 5.567 municípios onde já houve eleição este ano. Na área de Segurança Pública, diversos órgãos federais e locais atuarão de forma integrada.

Urnas

As 850 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito já estão carregadas, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou baterias extras para o estado, a fim de garantir o processo de votação. Também foram feitos diversos testes nos sistemas eleitorais, para que tudo funcione 100% na apuração e na totalização dos votos.

Nesta terça-feira (1º), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizará a cerimônia de carregamento e lacração das urnas. O procedimento faz parte do rito de segurança e transparência do processo eleitoral e, portanto, o ato é público.

Propaganda

A propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e de televisão em Macapá termina nesta quinta-feira (3). Já as regras para a arrecadação e gastos de recursos foram atualizadas pela Portaria TSE nº 638/2020.

O valor máximo a ser gasto pelas campanhas eleitorais para prefeito em Macapá foi fixado em R$ 1.886.418.31. Já no caso de vereador, o teto estabelecido ficou em R$ 212.441,26.

Candidatos

Concorrem à Prefeitura de Macapá dez candidatos, entre eles: João Alberto Rodrigues Capiberibe (Capi), do PSB; Antônio Cirilo Fernandes Borges (Cirilo Fernandes), do PRTB; Antônio Paulo de Oliveira Furlan (Dr. Furlan), do Cidadania; Gianfranco Gusmão de Azevedo (Gianfranco), do PSTU; Guaracy Batista da Silveira Júnior (Guaracy), do PSL; Haroldo Iram Gomes da Silva (Haroldo Iram), do PTC, José Samuel Alcolumbre Tobelem (Josiel), do DEM; Patrícia Lima Ferraz (Patrícia Ferraz), do Podemos; Paulo César Lemos (Paulo Lemos), do PSOL e Marcos Roberto Marques da Silva (Professor Marcos), do PT.

Com informações TSE

Leia mais: Republicanos ganha espaço no Brasil e elege oito prefeitos no AM

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário