Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Moro aponta ações integradas como motivo da redução de homicídios em 2019

Especial Publicitário

(Foto: Isaac Amorim/AG.MJ)

Apesar de ter a segunda menor população entre as cinco regiões do Brasil, a região Norte ocupa terceiro lugar quando o assunto é o número de homicídios no País. Mesmo com números absolutos ainda altos, a quantidade de assassinatos e outros crimes violentos apresentou queda na comparação com 2018, segundo o Ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Em exposição na tarde desta quinta-feira (12), Moro apresentou os números registrados ela pasta que comanda ao longo de 2019, com expressiva atenção para os casos de homicídios. Foram 23.383 mortes por crimes violentos este ano, contra 30.067 apurados no mesmo período de 2018 , que compreende os meses de janeiro a agosto. Isso significa redução de quase 6.700 vítimas.

Em termos absolutos, a maior queda no número de homicídios foi registrada na Região Nordeste, onde o total de vítimas diminuiu de 13.010 para 9.450 – ou seja, 3.560 menos mortes violentas quando comparados os dois períodos. Na Região Sudeste foram registrados 1.305 casos a menos – foram 7.464 homicídios entre janeiro e agosto de 2018, contra 6.159 nos mesmos meses de 2019. Na Região Norte, a diferença foi de 780 casos (3.946 ocorrências contra 3.166). Em seguida vem o Sul, com uma redução de 754 mortes (passando de 3.320 para 2.566) e Centro-Oeste, com 285 vítimas a menos no último período (de 2.327 para 2042).

“Temos observado, no país inteiro, uma queda expressiva nos principais indicadores criminais. Evidente que a segurança pública não é responsabilidade exclusiva do governo federal. Ao contrário. Boa parte das responsabilidades cabe aos estados e, em alguma parcela, aos municípios. Então, esta melhoria não pode ser atribuída exclusivamente a um ente ou outro. Ela é fruto de uma atuação conjunta”, disse Moro antes de destacar a contribuição federal.

“Como esta queda tem sido expressiva e verificada praticamente no país inteiro, não é nenhuma ousadia afirmar que parte dela está relacionada às ações do governo central”, acrescentou o ministro, lembrando que especialistas e organizações que atuam no âmbito da segurança pública já vinham apontando para a redução dos índices de criminalidade.

Os dados divulgados hoje também indicam uma redução de 36,4% nos roubos a instituições financeiras; 23% nos latrocínios (roubo seguido de morte); 22,9% no roubo de cargas; 21,7% no roubo de veículos, além da redução de outros ilícitos. “Isto tudo é resultado de uma ação das forças de segurança estaduais, municipais, mas, certamente, o trabalho do Ministério da Justiça e das forças de segurança a ele vinculadas tem feito a diferença”, insistiu Moro. 

Da Redação com Agência Brasil

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário