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No interior do Amazonas, as tradicionais vendas porta a porta são transformada pelo mundo digital

Entre ofertas compartilhadas por whatsapp, vídeos com tutoriais e clientes adquirindo produtos nos Espaços Digitais das próprias consultoras, as vendas diretas se reinventaram
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No interior do Amazonas, as tradicionais vendas porta a porta são transformada pelo mundo digital
No interior do Amazonas, as tradicionais vendas porta a porta são transformada pelo mundo digital

Fabiana Gonçalves, de 45 anos, é moradora de Iranduba (AM) e se tornou uma especialista em vendas online. Ela personaliza ofertas e encaminha por whatsapp para sua base de clientes, grava vídeos com tutoriais de beleza e divulga seu Espaço Digital para os consumidores comprarem diretamente do conforto do lar. Fabiana conseguiu contornar as limitações impostas pela pandemia com as ferramentas digitais que tem à disposição no celular. “Mantenho contato com minha base de cliente e já vendi até para pessoas de outros estados. Quando preciso sair de casa, também levo comigo alguns frascos do álcool gel para vender. Não perco uma oportunidade de vender”, explica.

Há oito anos, Fabiana decidiu testar seu potencial como empreendedora para sair de uma complexa situação de vulnerabilidade social. “Era uma vida difícil, já passei fome e não tinha autoestima. Quando eu me tornei Consultora de Beleza, a minha realidade mudou. Hoje faço faculdade, meus filhos nunca mais passaram necessidades e quero seguir evoluindo”, explica.

Na cidade de Manicoré (AM), a pedagoga Joelma Chagas, de 46 anos, se tornou Consultora de Beleza da Natura em março do ano passado, no início da pandemia no país. Até então, sua única atuação era como professora da zona rural. “Com as medidas de isolamento social, já comecei tendo de aprender a vender pelo digital. Deu tão certo que já sou Consultora nível Ouro e quero chegar ao Diamante até o final do ano”, comemora. A Natura mantém cinco níveis de progressão de carreira para as consultoras de beleza: Semente, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conforme o desempenho em vendas, as profissionais sobem de nível e a porcentagem de ganho com as vendas também aumenta, além de terem outros benefícios e incentivos a cada migração, como treinamentos especiais e campanhas exclusivas.

Quando fez o cadastro, a pedagoga não tinha internet em casa e precisava usar a rede que tinha disponível na casa de sua mãe. “Os lucros obtidos com as vendas me permitiram instalar internet em casa e foi minha primeira vitória. Agora, meu sonho é pagar a faculdade do meu amigo que presta vestibular ano que vem”. Joelma conta que realizar bazares virtuais pelo whatsapp e divulgar ofertas personalizadas são grandes aliados para alavancar as vendas.

O caso de Fabiana e Joelma não são únicos. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), o setor se mostrou um dos mais resistentes à crise da pandemia. Segundo dados da organização, internet, whatsapp e outras mídias sociais já somam mais de 53% dos canais com maior atuação da atividade. Isso possibilitou um aumento de 10% no faturamento do setor em 2020, quando comparado ao ano anterior.

A Natura é uma das empresas mais atuantes na digitalização do seu modelo de negócios e já estava inserida em uma verdadeira jornada de digitalização muito antes da pandemia. Com a chegada do vírus e a necessidade de distanciamento social, os projetos digitais avançaram. “Hoje a digitalização da atividade da consultora atende necessidades urgentes como barrar o contágio do vírus, apoiar as pessoas e manter a economia circulando”, explica Cida Franco, diretora de vendas da Natura.

A executiva conta que a marca lançou soluções digitais não apenas para apoiar a atividade comercial, mas também ferramentas de suporte social às Consultoras de Beleza e familiares. Entre os serviços oferecidos estão telemedicina e apoio psicológico. “Com o avanço pandemia, temos ampliado os investimentos na área da saúde. Além de telemedicina e apoio psicológico, lançamos iniciativas como o ‘Saúde em Pauta’, que são conteúdos informativos sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida, disponíveis em nossas redes sociais”. A Natura também mantém um programa que oferece serviços de saúde a custos subsidiados para as consultoras do Brasil e que é extensivo a um membro de sua família. A iniciativa inclui descontos de até 60% em consultas médicas, exames e medicamentos.

A empresa aumentou seus investimentos no enfrentamento de questões como violência doméstica, realizando treinamentos presenciais para as líderes de todo o Brasil e um treinamento virtual sobre direitos da mulher. Já no primeiro mês em que o treinamento foi disponibilizado, foram registradas mais de 25 mil capacitações concluídas. A Natura também possui um canal on-line, chamado Tina para vítimas de violência doméstica e voltado para o atendimento a líderes de negócios e as consultoras de beleza. A iniciativa oferece acolhimento, suporte e orientação 24 horas, realizado por uma assistente social e uma advogada, a líderes que estejam enfrentando uma situação de violência doméstica ou que tenham uma consultora em seu grupo passando pela situação.

Consultoras de Beleza também recebem conteúdo por meio de vídeos para auxiliar seu orçamento doméstico, especialmente no cenário de pandemia. O conteúdo foi desenvolvido em 5 temas: Dicas gerais para a hora do supermercado; Como otimizar o orçamento doméstico; Como reorganizar o orçamento em períodos de crise; Como aproveitar melhor os alimentos que se tem em casa; Como fazer compras de forma cidadã e consciente. A iniciativa foi feita em parceria com o Instituto Natura, que desenvolveu um curso de educação financeira com conteúdos para enfrentar a crise. Os conteúdos de educação foram financiados pela venda de produtos de Crer Para Ver, cujos lucros são convertidos para apoiar projetos de educação.

Com informações via Walter Junior
Foto: Arquivo Pessoal

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