Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Reforma eleitoral: 2º turno deve ser votada nesta terça na Câmara

Se for aprovada a Reforma Eleitoral, será enviada para o Senado, onde precisará ser votada também em dois turnos
Especial Publicitário
Câmara aprova texto-base do projeto de privatização dos Correios

A Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (17), em segundo turno, a proposta da reforma eleitoral. Se for aprovada, será enviada para o Senado, onde precisará ser votada também em dois turnos.

O Plenário da Câmara concluiu nesta quinta-feira (12) a votação do texto em primeiro turno, na forma de um substitutivo da deputada Renata Abreu (Pode-SP) à Proposta de Emenda à Constituição 125/11.

Coligações

Como parte do acordo para derrubar o “distritão”, o Plenário aprovou a volta das coligações partidárias para as eleições proporcionais (deputados e vereadores) a partir de 2022. Para que isso ocorra, a PEC precisa ser aprovada no Senado e virar emenda constitucional antes do começo de outubro (um ano antes do pleito).

Eleições Presidenciais

A eleição presidencial permanece como é atualmente. Nesta quinta-feira, os deputados retiraram do texto o item que previa o fim do segundo turno para eleições de presidente da República e o uso de votos em cinco candidatos e reposicionamento de votos, caso o mais votado não obtivesse a maioria absoluta dos votos.

Com informações da Agência Câmara

Leia também : Câmara aprova texto-base da reforma eleitoral sem “distritão”; plenário discute volta das coligações

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário