Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Povos indígenas fazem bloqueios e manifestações ao redor do país contra o Marco temporal

Critério adotado permite que populações indígenas sejam retirados de suas terras caso não comprovem que já estavam nelas
Especial Publicitário
(Foto: Rodrigo - Pozzebom/Agência Brasil)

Brasil – Povos indígenas realizaram nesta quarta-feira (7) atos de bloqueios de estradas em pelo menos 10 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF) contra a aprovação do Marco temporal, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 30.

O projeto de lei ainda precisa de aprovação do Senado, que depois encaminhará para a Sansão presidencial, e nesta quarta-feira, as demarcações de terras indígenas entram na pauta do dia do Supremo Tribunal Federal (STF) que irá discutir as demarcações e deverá seguir esse critério.

Vale destacar que só podem ser demarcadas as áreas que estavam ocupadas por povos tradicionais indígenas no dia de promulgação da constituição federal, que é 5 de outubro de 1988, seguindo o texto do Marco temporal.

O critério adotado permite que populações indígenas sejam retirados de suas terras caso não comprovem que já estavam nelas desde 1988, e não permite que povos já formados a sair voltem aos seus locais de origem.

A discussão evolve uma Terra Indígena Ibirama-Laklanõ, uma área que faz parte de uma reserva biológica do estado. Foram registradas manifestações no Acre, Bahia, Roraima, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Brasília, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Santa Catarina.

O STF está analisando o caso por conta de um recurso de reintegração de posse, solicitado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), contra da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e o povo Zokleng.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário